segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O Scizor é dos Pokémons que mais têm marcado o metagame actual. Todas as equipas têm counters para não o deixar preparar para atacar, pois caso contrário o combate pode ser dado como perdido após 2 Swords Dance. Com Technician e um priority move com STAB, Bullet Punch, após 1 Sword Dance e Stealth Rock damage este consegue deitar abaixo um Salamence.
Para além do seu altíssimo Attack, por ser do tipo Steel tem imensas resistências e ao contrário dos outros, em conjunto com o seu segundo tipo, Bug, não tem fraqueza a Ground. Apenas com fraqueza a Fire, o Scizor é um Pokémon que pode fazer muitos combos, como por exemplo com Salamence que resiste a essa fraqueza, enquanto o Scizor resiste, por sua vez, às suas fraquezas do dragão. É facilmente encaixado em qualquer equipa devido à sua variedade de funções.

Scizor

Tier: OU (Over Used)
Tipo: Steel | Bug
Abilities
Swarm: Aumenta o poder de ataques de tipo Bug em 50% qunado tem 1/3 ou menos do HP.
Technician: Golpes com poder de base inferior ou igual a 60 aumentam em 50% o dano no adversário.
Base Stats: 70 HP | 130 Attack | 100 Defense | 55 Special Attack | 80 Special Defense | 65 Speed

SD Defensivo

Item: Leftovers
*Swords Dance
*Bullet Punch
*Bug Bite | Brick Break | Superpower
*Roost
EVs: 248 HP | 252 Attack | 8 Speed
Nature: Adamant
Ability: Technician
Este set está focado nas resistências do Scizor que são óptimas, para não morrer rápido e utiliza o seu ataque colossal para bater forte. O objectivo é fazer Swords Dance ao máximo e depois deitar abaixo tudo o que é possível. Bullet Punch é um STAB que com Technician o passa a 80 Base Power e depois de Swords Dance faz muitos estragos. Roost está aí para recuperar o dano que recebe que aos poucos vai destruindo o HP juntamente com Leftovers. A terceira slot é uma escolha particular. Bug Bite tem STAB e fica com o dobro do poder depois de Technician, serve para derrotar Pokémons do tipo Dark, Grass e Psychic. Brick Break entra aqui não só para os Pokémons do tipo Dark mas também para os do tipo Normal como a Blissey. Superpower é o mesmo do Brick Break mas é para bater mais forte, custando ao Scizor um boost ao Attack.

SD Ofensivo

Item: Life Orb
*Swords Dance
*Bullet Punch
*Brick Break | Superpower
*Bug Bite | Roost | Quick Attack
EVs: 32 HP | 252 Attack | 224 Speed
Nature: Adamant
Ability: Technician
Este set torna-se um grande monstro depois de 1 ou 2 Swords Dance. Consegue derrotar uma grande parte do metagame OU em dois ataques. Começa-se por aumentar o ataque com Swords Dance e depois atacar com tudo. Bullet Punch é o ataque principal que tem o poder duplicado pelo Technician. Brick Break e Superpower é para Pokémons do tipo Normal e Steel que resistem ao Bullet Punch. A escolha entre este, como já disse depende de querer bater forte e perder boost ou bater um bocado mais fraco, mas quebrar Reflect e Light Screen. Bug Bite tem STAB, se for preferível recuperar o dano da Life Orb então recomenda-se Roost. Quick Attack é priority, tal como Bullet Punch mas faz dano a Pokémons que resistem ao tipo Steel e que sejam mais rápidos e não seja possível fazer Brick Breack ou Superpower.

Choice Band

Item: Choice Band
*Bullet Punch
*Superpower
*U-Turn
*Pursuit | Quick Attack
EVs: 248 HP | 252 Attack | 8 Speed
Nature: Adamant
Ability: Technician
Scizor com Choice Band atinge os incríveis 591 de Attack com o stat maximizado nos EVs. Fica um excelente Revenge Killer e pode sweepar equipas inteiras com o seu Stab+Technician+Choice Band Bullet Punch. U-Turn é um stab move que provoca o scout, podendo causar dano e fugir de um counter, para o counter desse mesmo pokémon. Superpower é para Pokémons do tipo Steel e Pursuit para Pokémons do tipo Ghost e Psychic caso tentem fugir. Quick Attack é uma opção para o revenge kill de Pokémons enfraquecidos que perdem pouco dano com Bullet Punch.

Choice Scarf

Item: Choice Scarf
*Iron Head
*Superpower
*U-Turn
*Pursuit
EVs: 40 HP | 252 Attack | 216 Speed
Nature: Jolly
Ability: Technician
Com Choice Scarf, Scizor chega aos 363 de Speed e pode ultrapassar Pokémons como Starmie, Azelf, Gengar só que melhor pois tem o U-turn que o ajuda a sair. Com 216 EVs no Speed e Jolly Nature, é mais rápido que qualquer pokémon que não tenha também Choice Scarf de 115 de Base Speed. Com este set pode-se assegurar KOs porque os grandes counters de Scizor pensam que são mais rápidos e levam com um Super Effective Hit. Iron Head, porque quando sou rápido não preciso de priority e ainda abuso de Flinch. Pursuit para Pokémons do tipo Ghost e U-turn para coisas como Celebi que pensam que matam com Hidden Power Fire morrem para U-Turn assim como Starmie e Azelf. E serve também para o Heatran sem Choice Scarf que levam com Superpower quando num outro set normal, teriam de fugir.

Baton Passer

Item: Leftovers
*Swords Dance | Agility | Iron Defense
*Roost
*Bullet Punch | Substitute
*Baton Pass
EVs: 248 HP | 88 Attack | 172 Speed
Nature: Adamant
Ability: Technician
Scizor funciona como um óptimo Baton Passer graças a ter uma única fraqueza e várias resistências. Para além disso consegue recuperar dano com Roost e uma grande diversidade de moves que pode passar a outros colegas de equipa. Swords Dance aumenta Attack, Iron Defense a Defense e Agility o Speed, entre eles escolhe-se o que der mais jeito ao Pokémon Baton Passado. Bullet Punch é para atacar e Substitute para passar também, criando uma protecção para o pokémon seguinte.

Uber Trapper

Item: Life Orb
*Pursuit
*Roost
*Bullet Punch
*U-Turn
EVs: 176 HP / 100 Atk / 232 SpD
Nature: Adamant
Ability: Technician
Scizor é uma escola perfeita para fazer checks a vários pokémons em Uber. Com Technician, Pursuit fica com 60 de Power se o adversário decidir ficar em campo. Se trocar o poder aumenta para 80. Este set permite ao Scizor não ficar preso, como é o caso do Choice Band set e fazer KOs em vários pokémon, como uma espécie de Wall Breaker. Deoxys-A é sempre derrotado por Pursuit e Latias e Mewtwo levam cerca de 80% de dano caso tentem sair do campo, 60 caso fiquem. U-Turn tem STAB e serve para scoutar e fugir do adversário mesmo causando dano.

Outras Opções

No Choice Band set pode-se utilizar Night Slash em vez de Pursuit que faz mais dano e permite um KO assegurado ao Rotom. Nos sets com Swords Dance pode ser usado o U-Turn em vez do Bug Bite, mas os boosts são perdidos com a troca. A segunda ability, Swarm, pode ser utilizada junta de items como Berries (Ex: Salac Berry) que serão activadas quando o Scizor tiver menos HP. Se esta opção for aceite, recomenda-se o uso de X-Scissor porque sem Technician o Bug Bite tem um poder inferior. E já que a berry é activada por ter pouco HP, Reversal, que quando se tem pouco HP também é muito poderoso. Aerial Ace recebe boost de Technician e consegue limpar Pokémons do tipo Fighting em Super Effective Hits. Double Hit quebra Substitutes e tem boost de Technician. Light Screen ou Reflect são opções para um wall Scizor. Assim como Rain Dance e Sunny Day podem ser usados em Weather Teams.

Counter ao Scizor

Rotom-H é o melhor counter do Scizor, com resistências aos tipos Bug e Steel e imunidade ao tipo Fighting. Mas mesmo assim as versões Choice, presas num Dicharge por exemplo, terão de ter cuidado com versões que carregam Pursuit ou Night Slash. Gyarados pode entrar na maior parte dos moves do Scizor e baixar o seu ataque com Intimidate. Zapdos, pode também levar qualquer golpe do Scizor com facilidade e matar com Heat Wave.
Heatran tem resistência aos tipos do Scizor, mas se é apanhado num Switch-In com um Superpower é eliminado. O mesmo para o Magnezone, resiste aos outros tipos e morre para Superpower. Ambos conseguem vencer com Fire Blast e Hidden Power Fire respectivamente, mas o Magnezone precisa de Choice Scarf. Physical Walls como Skarmory conseguem resistir a Choiced Scizor e preparar hazards e contra Swords Dance Scizor pode fazer Whirlwind e acabar com o set up.
LanturnO que destaca principalmente o Lanturn é que não é um Pokémon do tipo Water comum. Foi-lhe atribuído um segundo tipo, Electric, assim como o Volt Absorb. Isto dá ao Lanturn uma imunidade a Electric e torna-se um Pokémon do tipo Electric que tem acesso a ataques do tipo Water que usufruem do STAB para usar contra adversários do tipo Ground. Por outro lado os seus stats podem deixar a desejar. Se fosse um pouco mais ajudado defensivamente talvez conseguisse estar na tier OU. No entanto, não é incompetente no papel de wall. Em particular, o seu elevado HP compensa as defesas abaixo da média, enquanto consegue, em termos ofensivos, fazer uso dos ataques que tem para conseguir uma boa cobertura de tipos.

Lanturn

Tier: UU (Under Used)
Tipo: Water | Electric
Abilities
Volt Absorb: É uma habilidade excelente e é a que se deve usar. Ao ser atingido por um ataque eléctrico, esse ataque não causa dano e o Lanturn recebe 25% de HP. Ou seja, tem imunidade a ataques eléctricos e, considerando que não tem recovery moves confiáveis, esse aumento dá muito jeito.
Illuminate: Não tem efeito em batalhas e, fora destas, aumenta a probabilidade de aparecerem Pokémons selvagens.
Base Stats: 125 HP | 58 Attack | 58 Defense | 76 Special Attack | 76 Special Defense | 67 Speed

Special Wall

Item: Leftovers
*Surf
*Ice Beam
*Thunderbolt
*Thunder Wave | Toxic
Ability: Volt Absorb
EVs: 40 HP | 136 Special Attack | 252 Special Defense | 80 Speed
Nature: Calm (+Special Defense, -Attack)
Este é o set mais comum do Lanturn. Graças ao seu estrondoso HP apoiado por uma Special Defense aceitável, consegue servir de wall a muitos Special Attacks em UU. Surf e Thunderbolt têm STAB e oferecem boa cobertura dos tipos. Ice Beam vence Pokémons do tipo Grass assim como a Altaria, que são um perigo para o Lanturn. Por último, Thunder Wave serve para complicar a vida aos sweepers rápidos, e Toxic serve para derrubar outras walls que possam entrar no Lanturn, como Hypno ou Grumpig.
Os EVs dados permitem ultrapassar Nidoqueen e Claydol, ter 401 HP e maximizar a Special Defense, deixando o resto no Special Attack. Os 401 HP permitem ao Lanturn aguentar com quatro Seismic Toss antes de ficar KO. Se o Lanturn for usado em OU, deve ter uma distribuição de EVs assim: 40 HP | 192 Special Attack | 240 Special Defense | 36 Speed, para ser mais rápido que o Skarmory e outros de base 70 Speed, e fazendo OHKO à maioria dos Salamence com Ice Beam. Como é de reparar, não foram investidos EVs na Defense do Lanturn simplesmente porque nunca aguentará um Earthquake, pelo que todos os investimentos serão inúteis.
É possível abdicar de um dos ataques ofensivos de modo a poderem ser usados ambos Toxic e Thunder Wave.

ParaFusion

Item: Leftovers
*Confuse Ray
*Thunderbolt | Discharge | Thunder
*Surf
*Thunder Wave | Ice Beam
Ability: Volt Absorb
EVs: 40 HP | 136 Special Attack | 252 Special Defense | 80 Speed
Nature: Calm (+Special Defense, -Attack)
Uma das combinações mais irritantes do jogo: ParaFusion. O Lanturn é capaz de fazê-la funcionar com relativa facilidade devido aos ataques a quem tem acesso. Confuse Ray para impingir o adversário com o confused status, e Surf está presente porque usufrui do STAB. Quanto à forma de paralisar, depende da escolha de cada um. Pode optar-se pelo Thunder Wave, que garante o paralysis ou pelo Discharge | Thunder, que não garantem o status, mas permitem que o Lanturn tenha um terceiro ataque ofensivo, neste caso, o Ice Beam. O Lanturn só deverá usar Thunder se estiver numa Rain Dance team, ou a baixa accuracy do ataque poderá comprometer a eficiência do mesmo.

RestTalk

Item: Leftovers
*Rest
*Sleep Talk
*Surf
*Discharge | Thunderbolt
Ability: Volt Absorb
EVs: 40 HP | 136 Special Attack | 252 Special Defense | 80 Speed
Nature: Calm (+Special Defense, -Attack)
Como o Lanturn só tem Volt Absorb e Leftovers como formas de regeneração, RestTalk é uma forma deste Pokémon ganhar mais tempo de vida no combate e de se tornar Sleep Absorver da equipa.
Para um uso correcto deste set deve ter-se em mente que se deve eliminar qualquer presença ofensiva na equipa adversária de modo a que o Lanturn possa ficar em campo o máximo tempo possível. Com isto, o Discharge tem prioridade sobre o Thunderbolt porque permite ao Lanturn manter ambas as capacidades de paralisar o adversário e de o magoar com um ataque que usufrui do STAB. Surf é normalmente a segunda melhor opção de ataque, considerando que tem STAB e oferece boa cobertura de tipos ao lado do Discharge. No entanto, Ice Beam ameaça os perigosos Pokémons do tipo Grass e junto do Discharge ou Thunderbolt, formam a combo BoltBeam que dá cobertura perfeita de todos os tipos.

Choice Specs

Item: Choice Specs
*Surf
*Ice Beam
*Thunderbolt
*Hidden Power Grass | Signal Beam | Brine
Ability: Volt Absorb
EVs: 40 HP | 252 Special Attack | 136 Special Defense | 80 Speed
Nature: Modest (+Special Attack, -Attack)
A melhor forma para o Lanturn atacar. Apesar de não ter acesso a muitos ataques ofensivos, reúne o suficiente para actuar com Specs. Surf, Ice Beam e Thunderbolt têm a sua razão de ser explícita nos sets anteriores. Hidden Power Grass vence o Quagsire e o Gastrodon, que tendem a aparecer quando se prevê um Thunderbolt. Signal Beam é mais indicado para OU por causa da Celebi, mas em UU também tem a sua utilidade para surpreender Hypno e Grumpig. Brine é um excelente ataque para o final de um jogo, onde os Pokémons adversários já estão mais frágeis e susceptíveis ao efeito secundário deste ataque.
O baixo Speed do Lanturn não lhe permite utilizar este set decentemente, mas não poderia deixar de ser mencionado pela ameaça que pode representar.

Outras Opções

Hydro Pump serve para substituir Surf caso seja preferível o poder à accuracy. No entanto, como o Lanturn deve querer ficar em jogo durante muito tempo, a baixa quantidade de PPs pode comprometer a situação. Charge Beam é um bom ataque mas o reduzido Speed do Lanturn impede-o de usufruir realmente bem dos aumentos de Special Attack que podem surgir. Stockpile aumenta a Defense e a Special Defense do Lanturn. É um excelente ataque num Pokémon defensivo. Infelizmente, sem meios de regeneração, é difícil manter o Lanturn com HP suficiente para preparar o Stock Pile. Agility é a melhor forma de remediar o baixo Speed do Lanturn. No entanto, o Lanturn não tem poder ofensivo para fazer grande uso deste ataque. Talvez combinar Agility com Charge Beam fosse boa ideia, mas, de novo, sem métodos de regeneração, seria difícil manter o Lanturn no combate por muito tempo. Protect pode ser usado para ganhar conhecimento sobre a equipa do oponente e ganhar um turno livre para causar os danos do Toxic e recuperar vida através do Leftovers. O Lanturn é uma boa escolha para usar em Rain Dance teams devido às suas capacidades defensivas e por ter STAB no Thunder e no Surf, ambos beneficiando da chuva. Swagger induz confusão ao oponente, aumentando o seu Attack em 2 estágios, sendo por isso uma opção no set ParaFusion. No entanto, a accuracy mais baixa e o facto de o Lanturn nunca vir a ser uma physical wall decente diminui a sua utilidade. Como o Attack do adversário é aumentado, sofre mais dano da confusão, mas se o ataque atingir o Lanturn, este também causa mais danos. Choice Scarf pode surpreender os adversários que estão à espera de um Lanturn mais lento e defensivo, mas este não tem poder ofensivo suficiente para o usar correctamente.

Counter ao Lanturn

Pokémons do tipo Grass com meios para se regenerarem e Special Defense decente, conseguem enfrentar com facilidade o Lanturn, não temendo Ice Beam. O melhor exemplo é a Celebi, que tem Natural Cure para se livrar do Toxic, Recover para curar danos do Ice Beam e pode preparar Calm Mind para depois eliminar o Lanturn com ataques do tipo Grass. O Ludicolo e a Meganium conseguem o mesmo que a Celebi. O Venusaur também e é imune ao Toxic. O Torterra entra na lista por conseguir entrar para um Thunderbolt e usar um poderoso Earthquake ou Wood Hammer, mas precisa de ter imenso cuidado com Ice Beam. Por outro lado, o Swampert vence sem dificuldade o Lanturn com Earthquake mas precisa de ter algum cuidado com o ocasional Hidden Power Grass, que lhe faz 2HKO. Todos os outros Pokémons do tipo Water e Ground são capazes de usar Earthquake e bater o Lanturn, sendo o principal destaque para o Quagsire, que não só é imune ao Thunderbolt como ao Surf devido ao Water Absorb. Nenhuma special wall se preocupa muito com o Lanturn. Blissey, Snorlax, Hypno, Grumpig e Regice são exemplos. O Regice, no entanto, entrará numa stall war com o Lanturn porque as suas melhores formas de atacar não são muito efectivas no peixe. O Flygon também é imune ao Thunderbolt e vence o Lanturn com Earthquake, mas precisa de ter cuidado com Ice Beam. O Dugtrio prende-o com Arena Trap e vence-o com Eartquake, mas tem medo do Surf. O Electivire tem Motor Drive e Earthquake, não tendo assim muitos problemas para vencer o Lanturn. O Raikou pode preparar Calm Mind sem problemas. Enfrentando outros Lanturn, o que tiver Hidden Power Grass sai vitorioso.
GyaradosCompetitivamente, todas as equipas deviam estar preparadas para este Pokémon. O Gyarados. É uma ameaça que não é fácil de travar. Para além dos bons stats, tem à sua disposição ataques como Waterfall, Stone Edge, Ice Fang e Earthquake. O aspecto ofensivo do Gyarados é certamente algo que atrai muita atenção, mas também oferece apoio aos seus colegas de equipa como Pokémon defensivo. Embora a sua combinação de tipos traga consigo uma indesejável fraqueza a ataques do tipo Electric e Rock, também dá resistência a ataques do tipo Fighting, Bug, Fire, Water e Steel, assim como uma imunidade a ataques do tipo Ground, reunindo muito do que é necessário para ser um counter a outras ameaças.
Devido às suas fraquezas, o uso de Stealth Rock deve ser o mais explorado no combate ao Gyarados, pois limita imenso o seu uso, reduzindo o número de hipóteses que tem para entrar. O sandstorm também dá problemas ao Gyarados porque dificulta o uso de Leftovers e diminui o seu tempo de vida, principalmente se estiver a usar Life Orb. No entanto são poucos mais os contras no uso do Gyarados e não há muitos adversários à sua altura.

Gyarados

Tier: OU (Over Used)
Tipo: Water | Flying
Ability
Intimidate: Reduz o Attack do adversário. É o equivalente ao uso de um Growl. Esta ability desempenha um papel fundamental no que toca a fazer do Gyarados um Pokémon defensivo muito competente.
Base Stats: 95 HP | 125 Attack | 79 Defense | 60 Special Attack | 100 Special Defense | 81 Speed

Dragon Dance Ofensivo

Item: Leftovers | Life Orb
*Dragon Dance
*Waterfall
*Stone Edge | Ice Fang
*Earthquake
EVs: 252 Attack | 4 Defense | 252 Speed
Nature: Adamant (+Attack, -Special Attack) | Jolly (+Speed, -Special Attack)
O Dragon Dance é estupendo para muitos physical sweepers, e com um Attack como o do Gyarados, ele não é excepção. Waterfall com STAB é o núcleo principal de ataque. Além da necessidade óbvia de poder que vem com o STAB, o Waterfall também perfura através do Hippowdon e do Gliscor, um par de Pokémons que se denominam como Physical Walls. O Stone Edge, com a sua tremida precisão, lida com o Zapdos e com outros Gyarados, e na ausência do Ice Fang também lida com o Salamence. O Ice Fang é dirigido ao Salamence, ao Gliscor, que leva mais danos que com o Waterfall, mas é mais importante para Pokémons do tipo Grass, como a Celebi, o Breloom, o Tangrowth e o Venusaur. O Earthquake é um favorito pelos danos que causa a Pokémons do tipo Steel, Rock, Electric, Poison e Fire.
A escolha para o item não é desconhecida. Mesmo sem investimento defensivo de EVs, o Gyarados pode ser um Pokémon defensivamente capaz, e a pouca recuperação de HP que o Leftovers dá é uma ajuda. O Life Orb deve ser dado ao Gyarados se este não se importar de todo na defesa a si próprio. Ganha um bónus de 1.3x no poder, ao custo de 10% do seu HP, e pode tornar um 3HKO em 2HKO e um 2HKO em OHKO, criando uma grande diferença no sucesso ou fracasso de um frente a frente. O inconveniente na perda de 10% da vida total é os danos residuais que se acumulam. O Gyarados começa com uma fraqueza ao Stealth Rock que lhe tira 25% do HP à entrada, e não é imune ao Sandstorm ou ao Hail, tudo junto pode fazê-lo perder (25%+10%+6%=)41% da sua vida no primeiro turno em que entra, sem contar com danos que o adversário lhe causa ao entrar no lugar do colega de equipa. O Gyarados pode-se ver a cair antes da batalha ter sequer começado. O Leftovers é definitivamente a opção mais segura, mas o Life Orb, sacrificando a sua utilidade defensiva, prepara o Gyarados para um papel ofensivo extremo.
A prioridade na distribuição de EVs deve ser a maximização do Attack. Depois para o Speed, pode haver várias versões. Para ultrapassar todos os Pokémons com uma base de 125 Speed, que não usem Choice Scarf, depois de um Dragon Dance, requere 232 EVs. Para ultrapassar todos os Pokémons com uma base de 115 Speed, que não usem Choice Scarf, bastam 176 EVs. Com 252 EVs no Speed é dada ao Gyarados alguma segurança adicional e a capacidade de ultrapassar alguns Choice Scarfers com bases de Speed mais baixas. Se o Speed não for maximizado em EVs, os que restarem podem ser distribuídos pela Defense e/ou pelo HP. Quantos mais EVs forem atribuídos ao stats defensivos mais uso terá o Leftovers, mas menos ofensivo ficará o set. Adamant é a natureza tradicional aqui, mas Jolly pode conseguir um bom bónus para o Speed, e depois de um Dragon Dance, o Gyarados é capaz de ser mais rápido que todas as outras ameaças, incluindo Pokémons equipados com Choice Scarf. Os mais dignos de menção aqui são o Jolteon e o Choice Scarf Heatran.
Como este Gyarados é normalmente encontrado, tal como o nome indica, em equipas ofensivas, vai gostar de parceiros que sejam poderosos e atinjam forte os seus counters. Uma Starmie com Life Orb consegue OHKO no Skarmory e no Forretress, e 2HKO no Vaporeon e no Suicune, essencialmente livra-se de quatro dos Pokémons mais usados para parar o Gyarados. O Scizor faz a Latias com Choice Scarf, o Rotom e o Gengar pensar duas vezes antes de trocarem e perderem a sua vida com um Pursuit. O mesmo se aplica ao Tyranitar, cuja presença significa problemas para os três referidos, mais o Dusknoir, a Cresselia e ainda a Celebi. Um Gengar com Life Orb também é um bom colega de equipa, faz OHKO ao Rotom e à Latias com Shadow Ball, e também lida com a Cresselia, a Celebi e o Dusknoir.

Dragon Dance Defensivo

Item: Leftovers
*Taunt
*Waterfall
*Stone Edge
*Dragon Dance
EVs: 152 HP | 176 Attack | 36 Defense | 144 Speed
Nature: Adamant (+Attack, -Special Attack)
Com este Gyarados procura-se tirar o máximo partido das defesas respeitáveis que lhe foram atribuídas, e da sua ability Intimidate, assim como a capacidade de vencer Pokémons como o Heatran, o Infernape, o Lucario e o Scizor. É óptimo no início da batalha porque pode entrar facilmente contra leads como o Hippowdon, o Jirachi com Choice Scarf e o Swampert, o que quer dizer que o Stealth Rock ainda não estará preparado e o Gyarados não terá que suportar os danos causados pelo mesmo. Também pode fazer recuar a Celebi e outros Pokémons do tipo Water, o que significa que se pode ganhar conhecimento sobre a equipa adversária, e isso é vantajoso para o final do combate.
Este é um set mais definido pela sua distribuição de EVs do que pelos seus ataques. Isto pode ser comprovado com a diferença em relação ao set ofensivo. O Taunt. O Taunt é muito útil no que toca a impedir que lancem status ao Gyarados, mas também para evitar Roar/Whirlwind e que os adversários recuperem a sua vida. O Waterfall e o Stone Edge dão a força ofensiva, com a combinação Water+Rock que é resistida apenas pelo Breloom e pelo Empoleon. O Stone Edge é a segunda opção preferida porque magoa outros Gyarados, o Salamence e o Zapdos. O Earthquake pode substituir o Stone Edge para causar mais danos ao Magnezone e ao Empoleon, mas o Gyarados fica vulnerável ao Salamence, o que nunca é bom. O Dragon Dance funciona como jogo psicológico ao início do jogo, fazendo com que o adversário lide com o Gyarados como se fosse completamente ofensivo, mas como em todos os casos de aumento de stats ofensivos, é perto do fim da batalha em que se torna uma verdadeira vantagem.
A distribuição de EVs que acompanha este Gyarados é uma das mais meticulosamente criadas, e não é única. Mas nesta, os 144 EVs no Speed fazem com que qualquer base de 110 Speed seja ultrapassada depois de um Dragon Dance, se não for usado o Choice Scarf. Os 156 EVs no HP garantem que o Gyarados nunca sofre o 2HKO do Heatran com Life Orb, mesmo com Stealth Rock. Os 36 EVs com os já presentes EVs no HP constituem o lado defensivo deste Gyarados. O Close Combat de um Lucario com Life Orb não lhe tira mais de 30% da vida, e um Close Combat de um Heracross com Choice Band não tira mais que 40% da vida do Gyarados, o que é muito respeitável. Os 176 EVs no Attack combinados com a natureza Adamant e com um Dragon Dance, consegues mais de 70% de danos num Zapdos defensivo, podendo ser atingido o OHKO se o Stealth Rock estiver em jogo. Claro que, se este OHKO não for de muita importância, alguns EVs podem ser mudados directamente para a Defense ou até para obter mais Speed. A Defense é recomendável se o Gyarados for o único método, presente na equipa, para fazer frente ao Lucario e ao Heracross. Como já foi referido esta distribuição de EVs, embora muito pensada, não é única. A melhor alternativa deve ser 152 HP | 72 Attack | 96 Defense | 184 Speed. Os 152 EVs no HP já foram explicados. Os 96 EVs na Defense asseguram que o Scizor nunca consegue o 2HKO ao Gyarados com um Choice Band Quick Attack depois dos danos do Stealth Rock. Os 184 EVs no Speed servem para ultrapassar todos os Pokémons com uma base de 115 Speed depois de um Dragon Dance, se estes não estiverem a usar Choice Scarf. Os restantes EVs são colocados no Attack para aumentar os danos causados pelos ataques do Gyarados.
Este Gyarados funciona significativamente melhor com um lead que seja anti-Stealth Rock. O Jirachi com Choice Scarf consegue parar o Aerodactyl, o Azelf e o Mamoswine grande parte das vezes. E o Gyarados também resiste a todas as fraquezas do Jirachi. O Aerodactyl e o Azelf com Taunt e Stealth Rock, conseguem cumprir os mesmos objectivos enquanto também dão o seu próprio apoio de Stealth Rock. O maior Speed do Aerodactyl pode ser vantajoso devido ao facto de o Azelf ser o lead mais comum dos dois. Um Rapid Spinner, como o Forretress ou a Starmie, pode ser útil, embora a maioria dos Rapid Spinner partilhem de um mesmo counter com o Gyarados, que é o Rotom. Como o Gyarados costuma atrair ataques do tipo Electric, Rock e ataques que provocam status, é inteligente ter métodos que evitem o adversário levar a melhor. O Gyarados pode impedir status com Taunt, mas quanto aos dois primeiros precisa de ajuda. Pokémons do tipo Ground, como o Flygon e o Dugtrio são ideais porque resistem aos dois tipos de ataque. O Gliscor é imune a ataques do tipo Electric e tem as defesas suficientes para aguentar ataques do tipo Rock. Ataques do tipo Electric também podem ser aproveitados pelo Jolteon e pelo Electivire. Ataques do tipo Rock podem ser tornados num convite de entrada para o Lucario ou o Metagross.

RestTalk

Item: Leftovers
*Rest
*Sleep Talk
*Waterfall
*Roar
EVs: 248 HP | 248 Defense | 12 Speed
Nature: Impish (+Defense, -Special Attack)
O Gyarados desempenha um óptimo papel defensivo. Isto é possível devido às suas louváveis defesas e o Intimidate. Com Rest e Sleep Talk, o Gyarados é capaz de recuperar qualquer vida que possa ter sido perdida pelos ataques do oponente, pelo Stealth Rock, ou por outras formas de danos residuais no geral. O Rest é particularmente útil para libertar o Gyarados de status, permitindo que tenha menos dificuldades contra o Hetran com Toxic e contra o Dusknoir com Will-O-Wisp. A razão para o pesado investimento de EVs no HP e na Defense é para tornar o Gyarados um possível counter para algumas das ameaças mais comuns, incluindo o Lucario, o Infernape e o Heatran. O Waterfall oferece ao Gyarados algo para usar e abusar enquanto dorme. E finalmente, o Roar dá ao Gyarados a habilidade para provocar trocas entre os Pokémons da equipa adversária. Isto é especialmente útil para equipas que não conseguiam impedir ataques como o Roar e para abusar de entry hazards previamente preparados. No entanto, pode adoptar-se por uma versão mais ofensiva e trocar o Roar pelo Dragon Dance. Com isto, o Gyarados pode tornar-se uma ameaça mortal para equipas cujos Pokémons que resistem a ataques do tipo Water já foram eliminados ou estão frágeis, e que outros Pokémons como a Latias com Choice Scarf e Gengar também estejam fora do caminho, pois podem travar o Gyarados com um rápido Thunderbolt. Se o Dragon Dance for usado, então tirar alguns EVs da Defense para atingir os 32 EVs no Speed é preferível, para que o Gyarados consiga ultrapassar todos os Pokémons com uma base de 90 Speed depois de um Dragon Dance, desde que esses Pokémons não estejam a usar Choice Scarf. Outras opções mais secundárias para este set são o Stone Edge e o Avalanche. O Stone Edge aumenta os danos nos Pokémons do tipo Dragon e Flying, o Avalanche consegue o mesmo e ainda danificar mais a Celebi, mas apenas se o Gyarados for mais lento que o adversário é que vale a pena usá-lo.
Os 248 EVs no HP do Gyarados permitem-lhe entrar cinco vezes seguidas num campo com Stealth Rock e ficar com 1% da sua vida. Os 12 EVs no Speed fazem ultrapassar todos os Pokémons com uma base de 80 Speed. Outra possível distribuição de EVs é 252 HP | 80 Defense | 176 Special Defense com natureza Careful. Deixa o Gyarados ter mais facilidade a lidar com special attacks, como os do Heatran, e ainda sair-se bem contra o Infernape, o Lucario e o Scizor.
Para ajudar o Gyarados, a Blissey pode dar conta do Suicune, do Vaporeon, da Cresselia, do Empoleon e da Celebi, além de que o Gyarados cobre a sua fraqueza a ataques do tipo Fighting. O Rotom também também consegue lidar com o Dusknoir e a Celebi. O apoio de entry hazards é muito útil, especialmente usando o Roar para poder aos poucos provocando danos em toda a equipa adversária. O apoio de Toxic Spikes pode ajudar contra os Pokémons do tipo Water que não têm ataques do tipo Electric. A Roserade é muito boa a preparar Toxic Spikes, mas o Forretress não fica muito atrás. O Skarmory e o Forretress são as melhores opções para preparar Spikes. Para o Stealth Rock há mais por onde escolher, mas os melhores para ajudar o Gyarados são a Blissey, o Forretress, o Hippowdon, o Skarmory e o Swampert. Devido ao Intimidate do Gyarados e a sua Defense, ele funciona melhor com um parceiro que tenha boa Special Defense.

SubBounce

Item: Liechi Berry | Salac Berry
*Substitute
*Dragon Dance
*Waterfall
*Bounce
EVs: 4 HP | 252 Attack | 252 Speed
Nature: Adamant (+Attack, -Special Attack)
Apesar de poucos PPs, o Bounce tem um poder base respeitável, tem STAB e 30% de paralisia, o que fica ainda melhor com 20% de hipóteses de flinch do Waterfall. Também vale a pena mencionar que esta combinação Water+Flying é apenas resistida pelo Empoleon e pelo Lanturn. Lamentavelmente o Bounce é susceptível ao Protect por ser um ataque de dois turnos. Com 4 EVs no HP a berry é activada depois do terceiro Substitute, se não houver outro tipo de danos entretanto. A maximização do Attack e do Speed é óbvia para um set como este, onde grandes quantidades de força bruta e velocidade são sempre úteis. A Liechi Berry é recomendada para um bónus de poder, mas a Salac Berry não deve ser ignorada. Devido à natureza defensiva deste set, o Leftovers pode ser considerado como uma alternativa ao item.
O Magnezone é um dos melhores parceiros para este set. O Gyarados não só resiste a todas as fraquezas do Magnezone, mas o inverso também é verdade. O Magnezone prende os Pokémons do tipo Steel que dificultam a vida ao Gyarados, incluindo o Skarmory, o Forretress e o Empoleon. E também lida com Pokémons do tipo Water que possam intrometer-se no trabalho do Gyarados. Um Heatran com Life Orb pode entrar em Ice Beams ou Grass Knots apontados ao Gyarados e usar Fire Blast para incendiar Pokémons do tipo Steel ou Hidden Power Grass para invalidar o Swampert, a Milotic ou outros Pokémons do tipo Water. O perfeito colega de equipa para preparar Toxic Spikes é a Roserade, que ameaça os Pokémons do tipo Water com Leaf Storm e Sleep Powder. A Roserade também resiste a ataques do tipo Electric e o Gyarados resiste a ataques do tipo Fire. A Latias é uma boa parceira porque resiste a ataques do tipo Electric e pode magoar os Pokémons do tipo Water com o seu Thunderbolt apoiado por Life Orb ou Choice Specs. Pode chegar a conseguir preparar Calm Mind contra um Vaporeon que não tenha Toxic.

Choice Band

Item: Choice Band
*Waterfall
*Payback
*Stone Edge
*Earthquake | Ice Fang
EVs: 72 HP | 252 Attack | 184 Speed
Nature: Adamant (+Attack, -Special Attack)
Embora não seja tão ameaçador como os outros sets, a imediata fonte de poder vinda do Choice Band pode dar uma vantagem que permite derrotar os melhores counters do Gyarados assim que eles entram. O Waterfall apoiado por este item não é algo que se deva subestimar e consegue 2HKO em qualquer Rotom com o apoio de Stealth Rock. O Payback é a segunda opção de ataque e facilmente derrota um Choice Scarf Rotom num ataque, assim que entra. A Celebi também fica muito mal com o Payback. Este ataque também consegue o OHKO nalgumas Latias menos defensivas e em quase todas as Starmies. O Stone Edge atinge os Pokémons do tipo Flying muito bem, e é especialmente bom para se usar contra os que resistem ao Waterfall, como outros Gyarados e o Salamence. O Earthquake é a opção preferida na última vaga do set. Magoa o Empoleon, o Magnezone e o Metagross. Consegue OHKO no Empoleon e no Magnezone e tira à volta de ¾ da vida ao Metagross. O Ice Fang pode ser usado em vez do Earthquake para que o Breloom não entre e se fique a rir, e também oferece outro método para magoar Pokémons do tipo Flying e Dragon. Outras opções para este set incluem o Aqua Tail para ser usado no lugar do Waterfall para compensar a falta de velocidade. O Bounce pode ser usado para vencer o Breloom e a Celebi, mas usando um item Choice, não á aconselhável, pois pode ser usado Protect e o Gyarados não conseguir causar qualquer dano, e depois ainda ficar preso no ataque. Com 184 EVs no Speed ultrapassa-se todos os Tyranitars sem Choice Scarf, mas preferir maximizar o Speed é aceitável, até para tentar ultrapassar outros Gyarados.
Este set é bom para atraiar o Rotom e esmagá-lo à entrada com Payback, o que mais tarde facilita o trabalho de outros Pokémons como o Lucario, o Scizor com Swords Dance, o Metagross com Agility e o Jirachi. Estes Pokémons são todos companheiros ideais do Gyarados com Choice Band. Se se conseguir eliminar a Latias com o Payback, especialmente as que usam Choice Scarf, mais tarde é mais fácil para Pokémons como o Infernape, a Kingdra, o Salamence e o Zapdos entrarem e levarem a melhor. Eliminando a Starmie também é sempre uma ajuda.

Outras Opções

O Return funciona muito bem juntamente com o Waterfall. Water+Normal é uma combinação apenas resistida pelo Empoleon e pelo Shedinja. O Return não causa danos super-efectivos mas com um poder base de 102 e perfeita precisão é uma opção a considerar. O Bite pode ser utilizado se a Starmie preocupar muito, mas apenas com apoio de Stealth Rock e de Life Orb é que talvez se consiga o OHKO, e também ajuda com o Slowbro. O Thunder Wave não encontra o seu lugar em nenhum dos sets apresentados, apesar de ser um bom ataque. Pode conseguir invalidar um Pokémon que entre a querer enfrentar o Gyarados, e com o Waterfall que usufrui do STAB, não é comum ver-se Pokémons do tipo Ground que são imunes ao Thunder Wave a tentar entrar para o Gyarados. Duas berries que não foram mencionadas mas podem ser usadas são a Wacan Berry e a Lum Berry. A Wacan Berry ajuda a sobreviver ao primeiro ataque do tipo Electric, o que possibilita o uso de um segundo Dragon Dance. Isto num Gyarados ofensivo que tenha natureza Jolly é muito bom. A Lum Berry remove o primeiro status que tentem lançar ao Gyarados. Como qualquer Pokémon, um Choice Scarf pode ser usado no lugar do Choice Band, visto que o Speed extra pode ser vantajoso ao Gyarados nalgumas situações. O Flail pode ser usado com o Waterfall e com Substitute para descer o HP do Gyarados a um nível recomendado para o uso do ataque, mas o predomínio da sandstorm vinda do Hippowdon e do Tyranitar fazem com que seja muito difícil ser bem sucedido com o Flail. O Gyarados tem acesso ao Hydro Pump que tem STAB e ao Fire Blast, mas estes ataques só devem ser usado com Life Orb para causarem danos decentes porque o Special Attack do Gyarados é baixo.

Counter ao Gyarados

Um Porygon2 defensivo e com Trace é o melhor counter. O Trace copia o Intimidate, dando ao Gyarados a redução de Attack associada, e um Thunderbolt ou Discharge chega para o OHKO. A Cresselia, com melhores defesas, pode usar o Charge Beam como o seu ataque do tipo Electric. Se o Gyarados não tiver Taunt, a Cresselia ainda pode usar Reflect e Thunder Wave. O Rotom aguenta um Waterfall e depois derrota o Gyarados com o Thunderbolt. Pokémons do tipo Water com características defensivas como o Vaporeon, o Suicune, o Slowbro e a Milotic, quando equipados com Hidden Power Electric, podem fazer frente ao Gyarados, embora alguns deles possam ter dificuldades se o Gyarados conseguir um Dragon Dance e tiver Life Orb. O Empoleon resiste a todos os ataques do Gyarados à excepção do Earthquake. Physical Walls, como o Skarmory, o Forretress e o Dusknoir podem afastar o Gyarados do combate com Whirlwind, explodir ou queimá-lo, respectivamente, deixando o Gyarados invalidado.
Se não tiver Ice Fang e Bounce, uma Celebi defensiva pode enfrentar o Gyarados com Grass Knot. O mesmo pode ser dito em relação ao Tangrowth com Power Whip. O Breloom consegue OHKO com Thunderpunch e se o Stealth Rock estiver em jogo consegue OHKO com Stone Edge. Na ausência de Earthquake, o Metagross com Thunderpunch também consegue OHKO. O Rotom, se tiver a capacidade defensiva suficiente para sobreviver a um Waterfall depois de um Dragon Dance de um Gyarados com Life Orb, pode contra-atacar com um Thunderbolt com STAB.
O Stealth Rock faz um trabalho excepcional no que toca a danos residuais que o Gyarados sofre. Para concluir, deve ser explorada a fraqueza a ataques do tipo Electric que o Gyarados tem. Um Jolteon entra enquanto um Gyarados faz Dragon Dance e ainda é mais rápido se tiver Choice Scarf, caso o Gyarados não seja Jolly, e assim partir para o Thunderbolt. Isto também se aplica à Latias e ao Gengar que usem Choice Scarf.
Hitmonlee é um pokémon muito forte ofensivamente, com um tipo Fighting que é um dos melhores para atacar. Além disso, adicione-se 120 Attack base, o ataque mais alto de todos os Pokémons do tipo Fighting em UU, juntamente com Hariyama, e Close Combat, um ataque com STAB de 120 base power, conseguimos aqui uma das mais poderosas armas em UU. Mas nem tudo são rosas no Hitmonlee. O seu Speed stat, embora respeitável, não o impede de ser mais lento que outros Pokémons que lhe possam fazer revenge kill. Além disso, mesmo tendo em conta a sua Special Defense, o HP e a Defense são muito frágeis. É sem dúvida um Pokémon muito bom mas tem muitas limitações defensivas pelo que não será dos Pokémons mais fáceis para se jogar.

Hitmonlee

Tier: UU (Under Used)
Tipo: Fighting
Abilities
Limber: O Hitmonlee não fica paralisado.
Reckless: Aumenta em 20% o poder dos ataques com recoil damage.
Base Stats: 50 HP | 120 Attack | 53 Defense | 35 Special Attack | 110 Special Defense | 87 Speed

Choice Band

Item: Choice Band
*Close Combat
*Stone Edge
*Earthquake
*Mach Punch | Sucker Punch | Blaze Kick
EVs: 4 HP | 252 Attack | 252 Speed
Nature: Adamant | Jolly
Ability: Limber
Com o seu poder ofensivo, o Hitmonlee é um excelente candidato para usar Choice Band. Close Combat faz danos ridiculamente altos, conseguindo inclusive derrubar Physical Walls como Steelix e Registeel num só golpe. Os outros ataques fornecem coverage ao Close Combat: Stone Edge vence Flyings e Earthquake vence Poisons, dois tipos que resistem ao Close Combat. Quanto ao último ataque, depende da escolha de cada um: Mach Punch oferece um modo de fazer revenge kill, Sucker Punch é mais forte e é capaz de apanhar Psychics desprevenidos mas só funciona se o adversário usar um movimento ofensivo. Blaze Kick trata de Pokémons do tipo Grass e/ou Poisons como Venusaur.
Quanto à nature, pode-se escolher entre Adamant e Jolly, embora seja preferível Adamant, pois garante um aumento de poder considerável. No entanto, Max Speed Jolly garante 300 Speed, o suficiente para ultrapassar Pokémons com Base Speed 100 e Nature neutra.
Sendo o Hitmonlee relativamente frágil e o seu ataque principal baixa as defesas, ele não vai querer ficar em campo por muito tempo. Por isso, ter Pokémons capazes de resistir aos ataques dirigidos ao Hitmonlee é essencial. Spiritomb é um Pokémon muito bom para se juntar com o Hitmonlee. É imune a ataques do tipo Psychic e consegue atacar com força Pokémons do tipo Psychic e Ghost com STAB Dark Pulse ou Shadow Ball ou Sucker Punch. Outra ameaça ao Hitmonlee vem do Will-o-Wisp lançado de Pokémons como o Weezing. Para remediar este problema, Arcanine ou Houndoom podem juntar-se ao Hitmonlee para absorver os ataques do Weezing, assim como o Hitmonlee pode absorver ataques Rock dirigidos a ambos.

Choice Scarf

Item: Choice Scarf
*Close Combat
*Stone Edge
*Earthquake
*Blaze Kick
EVs: 40 HP | 252 Attack | 216 Speed
Nature: Adamant | Jolly
Ability: Limber
Com este set, o Hitmonlee perde algum poder de ataque, compensado com um aumento considerável do seu medíocre Speed. O Limber ajuda muito ao sucesso deste set, já que sweepers com Choice Scarf odeiam estar paralisados. De resto, este set é muito semelhante ao anterior, com a diferença que Mach Punch | Sucker Punch têm a sua utilidade reduzida, pelo que apostar no Blaze Kick é a melhor opção.
Quando aos EVs, 216 Speed Adamant garante ao Hitmonlee ser mais rápido que todos os Pokémons em UU, com excepção de Electrode e outros Pokémons com Choice Scarf. Jolly pode deixá-lo mais rápido que alguns desses Pokémons com Choice Scarf, pelo que a sua utilização também é válida.
Como este set é semelhante ao anterior, os mesmos Pokémons que ajudam o outro set também são capazes de ajudar este. No entanto, é preciso recordar que este set não vai conseguir os mesmos OHKOs que o set anterior conseguia.

Life Orb

Item: Life Orb
*Close Combat
*Mach Punch
*Earthquake
*Stone Edge | Sucker Punch
EVs: 4 HP | 252 Attack | 252 Speed
Nature: Adamant | Jolly
Ability: Limber
Este set permite ao Hitmonlee confiar menos na previsão dos movimentos do adversário ao mesmo tempo que continua a atacar muito forte. Tal como nos sets anteriores, Close Combat é o principal ataque, Mach Punch fornece capacidade de revenge kill e Earthquake derrota Pokémons do tipo Poison que resistem ao Close Combat. Quanto ao último ataque, depende se quiseres derrotar a Altaria ou Pokémons do tipo Ghost como Mismagius.
Tal como nos sets anteriores, Spiritomb e Houndoom ou Arcanine ajudam ao sucesso deste set.

Salac Berry

Item: Salac Berry
*Reversal
*Endure | Substitute
*Stone Edge | Earthquake
*Bulk Up | Sucker Punch
EVs: 4 HP | 252 Attack | 252 Speed
Nature: Jolly
Ability: Limber
STAB Reversal vindo de um pokémon como o Hitmonlee é algo perigoso, sendo capaz de ser mais forte do que Close Combat. A estratégia é simples: Usar Substitute ou Endure até ficar com 1 HP, activando assim a berry e atacando com muita força tudo o que aparecer. Quanto ao terceiro ataque, existe sempre a questão sobre a que se deve dar prioridade: derrotar Muk e amigos ou Altaria eoutros voadores. Quanto ao último ataque, se optares pelo Substitute podes obter um boost de Attack e Defence com Bulk Up ou usar Sucker Punch contra todos os que tentarem quebrar o teu Substitute. Sucker Punch é preferível caso optes pelo Endure, pois impede os teus adversários de fazer revenge kill.
Jolly é preferível a Adamant para o Hitmonlee ser capaz de ser mais rápido do que todos os Pokémons em UU após a activação do Salac Berry.
Este set beneficia e muito de Screen Support e de entry hazards. Claydol é uma boa escolha para essa função. Spiritomb elimina os comuns counters ao Hitmonlee. Além disso, na eventualidade de se usar Substitute, Rapid Spin support também é útil para o Hitmonlee pois permite fazer 4 Substitutes e sobreviver com 1 HP. Mais uma vez, Claydol é capaz de ajudar o Hitmonlee pois tem acesso a Rapid Spin. Para impedir que Will-o-Wisp estrague a festa ao Hitmonlee, Milotic é uma excelente escolha, pois arruma com Vacuum Wave Blaziken ao mesmo tempo que absorve com agrado o Will-o-Wisp.

Outras Opções

Hitmonlee tam acesso a Rapid Spin, mas essa função é melhor desempenhada pelo Hitmontop. O Hitmonlee também pode apostar em Focus Punch para o SubPunch combo, mas Close Combat é gerlamente uma opção superior. Hitmonlee também tem Fake Out, mas não tem o Technician boost que o Hitmontop tem. Bulk Up também pode ser usado em conjunto com Mach Punch num Hitmonlee capaz de sobreviver a alguns ataques, mas o seu principal ataque (Close Combat) limita esta estratégia. Para finalizar, pode-se referenciar Reckless, a habilidade alternativa do Hitmonlee que, em conjunto com Double-Edge, consegue derrubar counters como Uxie.

Counter ao Hitmonlee

O Claydol é o melhor counter para qualquer Hitmonlee sem Sucker Punch, pois resiste a todos os outros ataques que lhe são dirigidos. Além disso, tem Psychic capaz de derrotar o Hitmonlee sem grandes dificuldades. Uxie também faz o que quer do Hitmonlee. Sobrevive sem dificaldades a tudo o que o Hitmonlee lhe possa lançar, inclusivamente ao Sucker Punch, ataque esse que raramente acerta, devido à natureza de suporte do Uxie, que raramente usará movimentos ofensivos. Na lista de Psychics que resistem sem muitas dificuldades aos ataques do Hitmonlee incluem-se ainda Mesprit e Slowbro.
Weezing também é um perigo para o Hitmonlee, pois é imune a Earthquake, resiste a Close Combat e tem defesas suficientes para sofrer pouco dano do Stone Edge, ameaçando também com Will-o-Wisp.
Sem Stone Edge no seu arsenal de ataque, o Hitmonlee tem problemas com Flyings que são, regra geral, mais rápidos. Scyther merece uma menção especial pois ameaça o OHKO com Aerial Ace. Altaria também absorve bem os ataques do Hitmonlee e tem Outrage para o derrubar em 1 ou 2 ataques.
Sem Earthquake, a lista de counters ao Hitmonlee inclui Poisons como Drapion, Muk ou Toxicroak, que são capazes de absorver os seus ataques sem grandes dificuldades.
O Hitmonlee sem Choice Scarf é uma presa fácil para o revenge kill de Pokémons como Espeon, Houndoom, Scyther, Swellow ou Dugtrio.
Introdução ao Pokémon: Gengar foi introduzido na primeira geração, começando a amaldiçoar o Metagame desde ai. Possui Stats excelentes, com destaque no Special Attack, permitindo-lhe atacar grandes bestas da Tier a que pertence e até mesmo deixar algumas delas fora de combate! Também tem uma velocidade interessante, fazendo-o alcançar um máximo de 350 e ultrapassar maioria dos Pokémons com que partilha a Tier. A sua combinação de tipos também influencia imenso a escolha dos jogadores, sendo esta Ghost e Poison. De inicio, aparenta ser péssimo, com fraqueza a Earthquake, o golpe mais comum do Metagame, só que ai entra a sua habilidade, que lhe retira essa fraqueza e a junta às suas outras duas imunidades, dando-lhe muitas, mas mesmo muitas oportunidades de entrar no jogo e começar a causar o pânico.
Tier - OU
Tipos[Imagem: ghost_big.png] [Imagem: poison_big.png]
Ability -
Levitate - Gengar é imune a movimentos do tipo Ground. Também não é afectado por Spikes e Toxic Spikes.
Base Stats -
[Imagem: 2nt9wlc.png]
Movesets -
[Imagem: 94.png]
Substitute Abuser
[Imagem: leftovers.png] ( Leftovers ) / [Imagem: Bag_Expert_Belt_Sprite.png] ( Expert Belt ) / [Imagem: Bag_Life_Orb_Sprite.png] ( Life Orb )
~ Substitute
~ Shadow Ball
~ Focus Blast / Focus Punch
~ Hidden Power [Fire] / Pain Split / Hypnosis
Ability - Levitate
EVs – 4 Def / 252 SAtk / 252 Spe ou 100 Atk / 156 SAtk / 252 Spe
Timid Nature (+ Spe, – Atk) / Hasty Nature (+ Spe, – Def)
Graças ao tipo excelente do Gengar, este é capaz de entrar em movimentos facilmente absorvidos e SetUppar um Substitute para causar bastantes estragos. Shadow Ball e Focus Blast juntos, possuem Coverage perfeita, atingindo praticamente todo o Metagame OU para dano neutro. Caso não gostes mesmo da Blissey, também é possível trocar o Focus Blast pelo Focus Punch que funciona muitíssimo bem por de trás de um Substitute, mas se o fizeres, certifica-te de que usas Hasty Nature e um mínimo de cem EVs no ataque para garantir o 2HKO na Blissey.
O ultimo Slot é difícil de escolher. Hidden Power é excelente para arrumar o Scizor, o Forretress, Jirachi, o Skarmory e Metagross que não recebem dano Super Efectivo do Focus Blast ao contrario dos outros Steels. O Pain Split também é uma opção excelente já que com Substitute são gastos 25% de dano, aliado a Sandstorm, que está quase sempre presente em campo, Stealth Rock e ao dano da Life Orb, que deve de ser escolhida caso se opte por essa estrategia, são o suficiente para utilizar um Pain Split efectivo. Para finalizar temos o Hypnosis, que adormece um Pokémon e por vezes o debilita para o resto do combate, porém, 65% de Accuracy são medíocres e podem levar o ataque ao falhanço.
Os Counters deste Set variam conforme as escolhas de Slot. Sem Hidden Power Fire, o Scizor e Special Defensive Forreress são capazes de matar o Gengar com Bullet Punch ou Payback respectivamente. Sem nenhum movimento fisíco, Blissey com Flamethrower é a pior ameaça que o Gengar pode encontrar já que o Flamethrower é capaz de quebrar os Substitutes do Gengar e quando este estiver sem eles, corre o risco de levar com um Thunder Wave. Bulky Waters também podem ser dificeis de enfrentar devido à falta do Thunderbolt e às suas defesas consideravelmente altas. No topo dos piores está o Suicune que pode usar Calm Mind e levar não só o Gengar mas também os seus parceiros.
[Imagem: 94.png]
All Out Attacker
[Imagem: Bag_Life_Orb_Sprite.png] ( Life Orb )
~ Shadow Ball
~ Thunderbolt
~ Focus Blast
~ Hidden Power [Fire] / Explosion
Ability - Levitate
EVs – 4 Def / 252 SAtk / 252 Spe
Timid Nature (+ Spe, – Atk)
Ao contrario do outro Set, este não desperdiça espaços para concluir o seu objectivo. É um Set puramente ofensivo com uma Coverage considerada excelente e por vezes mortífera caso o jogador adversário não esteja pronto para ela. O Combo Shadow Ball e Focus Blast não tem de ser explicado já que isso foi feito a cima, a única coisa a acrescentar é o Thunderbolt, que retira por completo a fraqueza do Gengar a Bulky Waters tostando-os.
No ultimo espaço também podem ser feitas alterações, colocando Explosion em vez do Hidden Power. Para quem não sabe o Explosion é um ataque extremamente util, ainda mais útil quando o Gengar é acompanhado por Pokémons identicos a si como o Alakazam, matando os seus Counters com ele para um Late Game Swepping efectivo.
Como no outro Set, os Counters variam conforme as combinações de golpes usadas. Caso falte Hidden Power fire, os mesmos Steels referidos a cima que recebam dano neutro do Focus Blast são muitíssimo problemáticos. Sem Explosion a Blissey faz do Gengar o que quiser.
[Imagem: 94.png]
Revenge Killer
[Imagem: Bag_Choice_Scarf_Sprite.png] ( Choice Scarf )
~ Shadow Ball
~ Thunderbolt
~ Focus Blast
~ Hidden Power [Ice] / Explosion / Trick
Ability - Levitate
EVs – 4 Def / 252 SAtk / 252 Spe
Timid Nature (+ Spe, – Atk) / Modest Nature (+ SAtk, – Atk)
Com um Choice Scarf, o Gengar torna-se o Pokémon mais rápido do Metagame actual, apenas perdendo para outros Choice Scarfers e Pokémons com maneira de aumentar a sua velocidade até níveis mais altos como é o caso da Ninjask e do Dragon Dance Salamence. O Shadow Ball é o ataque principal já que mata o Azelf, a Starmie e as Scarf Rotom-A que, normalmente conseguiriam ultrapassar o Gengar e obter uma morte rápida. O Focus Blast serve para o Tyranitar e para o Heatran que ao longo dos tempos conseguiram arranjar maneira de ultrapassar o fantasma. O Thunderbolt permite ao Gengar matar o Dragon Dance Gyarados, que após um Dragon Dance conseguiria ultrapassar um Gengar normal.
O ultimo Slot é mais uma vez, difícil de escolher. O Hidden Power permite ao jogador lidar com o Salamence, Dragonite e Flygon, mas caso o uses certifica-te de que a tua Nature é Timid, pois Modest não chega para vencer um Hasty DDMence! O Explosion também é optimo porque mesmo com uma Nature prujedicial para o ataque é capaz de fazer danos insanos a quem não o resista. Por fim, temos o Trick que é enganador, já que uma Wall com Choice Scarf apenas está limitada a um movimento e esse movimento pode não chegar para suportar o resto da equipa a que pertence.
O maior Counter deste Set é a anticipação por parte do seu usuário. Por vezes é melhor pensar em vez de jogar conforme as MatchUps, imagina que estás à frente de um Gyarados enfraquecido: Porquê usar o Thunderbolt quando o Shadow Ball faz o dano necessário para o despachar? Também é preciso ter imenso cuidado com o Choice Tyranitar já que é resistente a Shadow Ball, não é afectado pelo Trick e leva pouco dano do Thunderbolt e do possivel Hidden Power, apenas teme o Focus Blast e mesmo assim, é preciso jogar com astúcia para saber quando o usar.
[Imagem: 94.png]
Mystic Gengar
[Imagem: Bag_Life_Orb_Sprite.png] ( Life Orb )
~ Shadow Ball
~ Protect
~ Focus Blast
~ Hidden Power [Fire]
Ability - Levitate
EVs – 4 Def / 252 SAtk / 252 Spe
Timid Nature (+ Spe, – Atk)
Neste Set, o Gengar troca o Thunderbolt por um bem ainda maior: O Protect. Com este simples move é possivel prever todas as jogadas que os Checks do Gengar irão fazer e derrotá-los um a um como é o caso do Scizor e do Tyranitar. Passemos à explicação: Com o Protect é possivel saber se os adversários (Que é um Scizor na maioria das vezes) irá usar Pursuit ou Bullet Punch. Caso use Bullet Punch troca-se para alguem capaz de o absorver, se utilizar Pursuit usamos o Hidden Power para o retirar do campo o que pode ser excelente para Pokémons como o Salamence, que é um parceiro excelente do Mystic Gengar Sweppar já que sem o Revenge Killer mais ameaçador é extremamente facil colocá-lo em campo sem receio e passar ao uso de Dragon Dance.
Ao contrário dos outos Sets, neste não existem outras escolhas possiveis já que se um movimento for trocado, o Set perde toda a sua essencia.
Mesmo com Protect, ainda existem Pokémons capazes de deitar a baixo o Gengar. O Choice Scarfed Tyranitar não precisa de ter medo do Protect já que o ultrapassa de qualquer das maneiras e não dá nenhuma chance com o seu rápido Pursuit. O Swords Dance Scizor também é excelente para o trabalho já que é capaz de utilizar Swords Dance no Protect e passar à destruição da equipa em que o fantasma foi enquadrado. Excelentes parceiros para este Set são o Salamence e o Magnezone. O Magnezone é capaz de enfrentar o Scizor se este por ventura optar por Bullet Punch e o Salamence tem uma sinergia excelente com o Magnezone, que deve de ser usado caso o dragão esteja com o Gengar e porque os três juntos mantêm uma pressão ofensiva que é capaz de por até os adversários mais fortes a tremer.
Outras Opções -
Caso necessites de uma maneira de lidar com o Salamence sem recorrer ao Hidden Power Ice, o Icy Wind é uma opção a considerar, porém, o Base Power baixo limita-o somente a essa função já que mesmo utilizado num Pokémon como a Togekiss, o dano que tira não passa dos 30%.
Choice Specs também merecem ser considerado visto que um Shadow Ball vindo de um Gengar destes magoa até mesmo os Pokémons que lhe resistem.
O Gengar também tem acesso a Giga Drain e Energy Ball, dando-lhe uma arma credivel para deitar a baixo o Swampert.
O lado defensivo do Gengar também pode ser explorado! A combinação de Mean Lock mais Perish Song também pode ser usada, prendendo os seus Counters e matando-os para um Pokémon com caracteristicas similares a ele tirar proveito disso e conseguir um Swepping seguro no Late Game. Will O Wisp também parece interessante, queimando os seus Counters físicos e tornando-os inúteis.
Counters -
O primeiro Counter do Gengar é o Pursuit e usuários deste. Metagross, Scizor, Weavile e Tyranitar. Todos eles conseguem encontrar uma oportunidade para entrar, prender o Gengar e mata-lo com Pursuit. O Scizor e o Metagross podem recorrer a Bullet Punch caso a pessoa que os usa sinta que o Gengar irá ficar em campo. O unico problema é que o Weavile e o Tyranitar são incapazes de entrar em Focus Blast e é impossivel ao Scizor sobreviver a um Hidden Power Fire.
A Blissey e o Snorlax também não são Matchups favoraveis. A Blissey é capaz de infectar o Gengar com Thunder Wave e tentar matá-lo com Flamethrower, tendo sempre cuidado com o comum Explosion ou Focus Punch. O Snorlax já é um pouco mais ofensivo, corre risco de levar 2HKO, mas só que tal como os seus Counters mais efectivos, tem Pursuit, elevando a dificuldade que o Gengar tem a deitar a baixo a níveis insanos.
Caso o Pokémon fantasma não tenha Thunderbolt nem nenhum movimento de erva, os Bulky Waters podem ser ameaças tão irritantes como a Blissey. O Suicune e o Gyarados podem elevar os seus Stats de modo a procurar um Swepping, a Vaporeon pode Stallar o Gengar o dia todo com Wish, mesmo que este tenha Thunderbolt, a Milotic, possui uns elevadíssimos 120 Base Special Defense e acesso a Recover instantanea ao contrario dos outros, sendo por vezes irritante.
Parasect é um Pokémon bastante interessante. Não tem grandes stats, tem um typing relativamente mau, mas foram-lhe dadas algumas opções interessantes, destacando Spore, o único ataque que garante que o Pokémon adversário fica a dormir e que é restrito a 2 outros pokémons (Smeargle e Breloom), sendo que ambos são OU. Na 4ª geração, com a novadiferenciação entre physical e special attacks, Parasect tem agora acesso a um STAB de Grass, para além de melhores ataques do tipo Bug. Apesar disso, o Parasect é um Pokémon relativamente frágil, não devido às suas defesas, mas às suas fraquezas, em especial Fire e Flying, que atingem o Parasect com dano 4x Super Effective e ainda tem de se preocupar com a existência do Stealth Rock, por ser um Pokémon do tipo Bug.

Parasect

Tier: NU (Never Used)
Tipos: Grass | Bug
Abilities
Effect Spore: Se o Parasect for atingido por um physical attack, há 30% de hipóteses que o adversário fique envenenado, paralisado ou adormecido.
Dry Skin: O Parasect passa a absorver todos os ataques do tipo Water e a recuperar 12,5% da sua vida total a cada turno sob chuva. Mas também fica ainda mais fraco a ataques do tipo Fire e perde 12,5% da sua vida total sob sol.
Base Stats: 60 HP | 95 Attack | 80 Defense | 60 Special Attack | 80 Special Defense | 30 Speed

Psychic Spooker

Item: Leftovers
*Spore
*X-Scissor
*Pursuit
*Seed Bomb | Knock Off
EVs: 252 HP | 252 Attack | 4 Speed
Nature: Adamant (+Attack, -Special Attack)
Ability: Dry Skin
Parasect tem as armas ideais para assustar qualquer adversário do tipo Psychic em NU: Spore, X-Scissor com STAB e Pursuit. Devido à constante presença de Hypno e Grumpig em NU no papel de Special Wall, Paresect pode entrar num ataque mais inofensivo dos dois e adormecê-los, sendo que ainda tem Pursuit para os apanhar quando o oponente tenta trocar. Quanto ao último ataque, depende daquilo que for mais necessário para a equipa. Seed Bomb trata de Bulky Waters e Bulky Grounds, enquanto o Knock Off rouba o item do adversário, incapacitando mais a equipa adversária. Os EVs permitem ao Parasect atacar forte ao mesmo tempo que resiste a alguns ataques mais fracos. Como o Parasect atrai toda a espécie de ataques do tipo Fire, juntá-lo a um Pokémon com Flash Fire é ideal. Pokémons como Arcanine e Ninetales recebem de bom grado os ataques Fire dirigidos ao Parasect para representarem uma ameaça imediata à equipa adversária. Como o Parasect é fraco a Stealth Rock, ter um Spinner na equipa é também importante, pelo que o Claydol é uma boa opção. O Parasect beneficia inclusive de ataques de água dirigidos ao Claydol devido à ability. Cuidado apenas com Ice Beam, já que ambos os Pokémons são fracos a esse ataque.

Choice Band

Item: Choice Band
*X-Scissor
*Seed Bomb
*Pursuit
*Spore | Brick Break | Aerial Ace
Ev’s: 208 HP / 252 Atk / 48 Speed
Nature: Adamant (+ Att, – Sp.Att)
Ability: Dry Skin
O Parasect tem movepool suficiente para usar Choice Band, aumentando ainda mais o seu ataque que já por si é respeitável. X-Scissor e Seed Bomb têm ambos STAB e aleijam qualquer coisa que não lhes resista. Pursuit atinge forte todos os Pokémons que fujam com medo de um possível Spore. Brick Break e Aerial Ace permitem-te dar mais cobertura dos tipos, coisa que os seus ataques principais não conseguem muito. 48 EVs no Speed permitem ao Parasect ser mais rápido do que o Quagsire mais comum. Maximização do Attack para fazer o máximo de dano possível e o resto fica no HP. Como este set é propenso a muitos switches, Rapid Spin Support torna-se mais importante. Além disso, este set é counterado pelo Registeel sem grandes problemas, pelo que incluir Blaziken na equipa é bastante benéfico para ajudar o Parasect a sweepar. O Blaziken é inclusivamente capaz de entrar nos Will-o-Wisps do Spiritomb e atacar com STAB Fire Blast para muito dano. Torterra, Nidoking e Hitmonlee conseguem entrar nos T-Waves do Registeel e têm STABs capazes de vencê-lo. Nidoking consegue inclusive entrar no ocasional Toxic. Steelix também é um problema para este set, mas os mesmos Pokémons são capazes de o vencer.

Swords Dance

Item: Leftovers
*Spore
*Swords Dance
*X-Scissor
*Seed Bomb | Brick Break
EVs: 208 HP | 252 Attack | 48 Speed
Nature: Adamant (+Attack, -Special Attack)
Ability: Dry Skin
Devido à capacidade que o Spore tem em provocar Switches, o Parasect tem bastantes oportunidades para usar Swords Dance. X-Scissor é o ataque de preferência. No último slot, Seed Bomb atinge Bulky Waters como Milotic, e Brick Break atinge Steelix, Registeel e Probopass com danos super effective. Independentemente do último ataque, Pokémons de tipo Flying e Ghost podem causar problemas. Altaria entra sem dificuldades em tudo o que o Parasect use para atacar, pelo que juntar um Slowbro com Ice Beam ou Registeel com Ice Punch pode ser boa ideia. Mais uma vez, incluir um Rapid Spinner é bastante útil.

Lead

Item: Focus Sash
*Protect
*Spore
*Knock Off
*Seed Bomb | X-Scissor
EVs: 4 HP | 252 Atk | 252 Speed
Nature: Adamant (+Attack, -Special Attack)
Ability: Dry Skin
O Parasect tem capacidade para ser um bom lead em UU e até OU. Com Spore e Knock Off, pode deixar um terço da equipa adversária prejudicada de alguma forma, fazendo dele um excelente annoyer. Protect acaba com a graça dos Pokémons com Fake Out, como Ambipom, Persian ou Infernape leads que tendem a desactivar o Focus Sash no 1º turno com Fake Out. A vantagem do Parasect em relação ao Smeargle (que tem acesso ao Spore) é o Seed Bomb, que pode conseguir eliminar o Swampert num só ataque. Ao contrário do Breloom com Choice Scarf, o Parasect não fica restrito a um ataque. No entanto, o Aerodactyl impede Spore graças ao Taunt, enquanto que a Roserade é mais rápida e tem Sleep Powder para deixar o Parasect a dormir antes dela, pelo que o Parasect nunca ficará em campo com eles. Por isso, Rapid Spin é fundamental com este Parasect, já que não inutiliza assim o Focus Sash.

Double Status

Item: Leftovers
*Spore
*Stun Spore
*X-Scissor | Seed Bomb
*Pursuit | Knock Off | Aromatherapy
EVs: 252 HP | 128 Defense | 128 Special Defense
Nature: Impish (+Defense, -Special Attack) | Careful (+Special Defense, -Special Attack)
Ability: Effect Spore
Com Spore e Stun Spore, o Parasect consegue infligir Status Effects a um terço da equipa adversária em 2 turnos, caso o adversário troque de Pokémon após se usar Spore. Além disso, o Effect Spore ainda pode incluir mais Pokémons adversários com Status Effects, o que torna o Parasect num dos mais potentes Status Inflicters em UU. Como Spore tende a forçar trocas, Knock Off e Pursuit são ambos excelentes opções. Um Blaziken sem Life Orb perde capacidade de Sweep enquanto que um Psychic | Ghost pode apanhar com Pursuit enquanto tenta fugir. Aromatherapy caso não tenhas Status Absorver e te queiras livrar de Status nos teus Pokémons. Altaria é, também aqui, um perigoso counter. Para além de ter Heal Bell para inutilizar todo o trabalho do teu Parasect, tem ainda Natural Cure, pelo que cura o seu Status Effect ao Switchar. Mais uma vez, o Slowbro é um excelente counter a Altaria. Aromatherapy e Heal Bell também tornam o trabalho deste Parasect inútil. Aromatherapy vem sobretudo de Grass Types e Heal Bell costuma vir do Miltank. Primeape, Hitmonchan e Hitmonlee podem remediar isso, pois têm ataques do tipo Fighting com STAB para Miltank e Ice Punch ou Blaze Kick (no caso do Hitmonlee) para vencer os Grass types. Pokémons que usem a combinação RestTalk e sejam do tipo Steel como Steelix e Registeel absorvem o Spore e vencem o Parasect. Para além das opções já referidas, pode-se usar um Probopass, que prende ambos os Pokémons com Magnet Pull e vence-os com Earth Power.

Ubers

Item: Leftovers
*Spore
*Stun Spore
*X-Scissor | Seed Bomb
*X-Scissor | Seed Bomb | Aromatherapy | Light Screen
EVs: 248 HP | 8 Attack | 96 Defense | 156 Special Defense
Nature: Adamant (+Attack, -Special Attack)
Ability: Dry Skin
O Parasect tem tudo para brilhar em Ubers. Apesar de não ser grande coisa como Wall, a omnipresença de Kyogre, que activa Rain Dance eterno permite ao Parasect recuperar 18,75% de HP por turno, assim como deixá-lo imune ao sempre perigoso Water Spout da baleia gigante. Além disso, resistência a ataques Electric e sobretudo Ground ajudam-no em tarefas defensivas, assim como a entrar em campo. O set é relativamente fácil de ser usado. Basta entrar num dos inúmeros ataques que o Parasect resiste e pôr um Pokémon adversário a dormir. Depois é usar Stun Spore para o Pokémon que entrar após incapacitares um Pokémon com o Spore. Seed Bomb permite atingir Kyogre e Groudon forte enquanto que X-Scissor atinge os Psychics que infestam o metagame Uber, assim como Darkrai. Aromatherapy permite-te limpar Status Effects da tua equipa, sobretudo Will-o-Wisps lançados por Giratina ou Pokémons postos a dormir pelo Darkrai. Light Screen permite-te dar suporte à equipa e ainda permite ao Parasect sobreviver melhor aos Ice Beams de Kyogre e Dragon Pulses de Lati@s. Os EV’s permitem fazer 2HKO a grande parte de Darkrai, Latios e Latias que possas encontrar com X-Scissor. Com Seed Bomb, o Parasect faz 2HKO a Specs Kyogre e 3HKO a Max HP Groudon. Defensivamente, o Earthquake do Rock Polish Groudon faz no máximo 3HKO, se incluirmos o dano causado pelo Sunny Day. O Kyogre só consegue fazer 4HKO com Thunder. O Parasect simplesmente detesta Ho-oh, Groudon, Giratina e Giratina-O. Ho-oh resiste ao 2 STABs e tem Sacred Fire, Groudon pode vir com Stone Edge para OHKO para além de activar o Sunny Day eterno. Giratina poder usar Will-o-Wisp no Parasect e vencê-lo facilmente e Giratina-O faz set up sem problemas. Por isso, Kyogre é uma excelente adição já que vence Ho-oh facilmente, faz OHKO no Groudon com Surf e tem Ice Beam para os Giratinas, assim como Palkia tem Spacial Rend. Adicionando também um Forretress, é possível remediar o problema do Rapid Spin.

Outras Opções

Counter é uma boa ideia para um set com Focus Sash. Toxic pode ser posto no Double Status set em vez do Stun Spore para desgastar walls. Growth, Grass Knot, Energy Ball, Hidden Power e Sludge Bomb são os ingredientes suficientes para um Special set, mas o Parasect não tem Special Attack para o fazer funcionar bem. Synthesis pode ser usado em Ubers como compensação com o dano do Dry Skin caso o tempo seja Sunny, pois consegue recuperar 75% do HP. No entanto, enquanto estiver chuva, Synthesis só te permite recuperar 25% do HP, pelo que o ataque perde o seu interesse. Occa Berry pode ser usado em Rain Dance teams para reduzir o dano dos Fire Attacks, mas as defesas do Parasect nem sempre aguentam com o ataque de qualquer das formas.

Counter ao Parasect

A grande ameaça que o Parasect representa chama-se Spore. Honchkrow e Noctowl têm ambos Insomnia, o que os torna imunes ao Spore e têm STAB Flying para vencer Parasect. Noctowl ainda tem acesso a Psycho Shift para o ocasional Stun Spore. O Vital Spirit do Primeape também o torna imune ao Spore, tendo Ice Punch para vencer o cogumelo. RestTalkers do tipo Steel resistem a tudo o que o Parasect lhes possa lançar. Steelix e Registeel merecem ser mencionados. Com o Spore fora da equação, os inúmeros Fire e Flying types são capazes de vencer o Parasect, já que resistem aos seus STABs. Apesar de o Parasect ter defesas razoáveis, o seu HP e fraqueza a Stealth Rock descompensam, pelo que qualquer STAB forte é capaz de atingir o 2HKO
MismagiusO Mismagius é uma grande ameaça em UU e pode demolir equipas desprevenidas muito facilmente se o deixarem preparar-se. As suas várias imunidades e Special Defense decente dão-lhe numerosas oportunidades para entrar na batalha e começar a ameaçar a equipa adversária logo de imediato. O único inconveniente é a sua relativamente pequena movepool, mas os seus diferentes sets exigem counters diferentes, por isso mal pode ser classificado de ameaça possível de prever em combate. É capaz de partir para um sweep directamente, assim como de preparar múltiplos Calm Minds antes de provocar o caos. Isto faz do Mismagius um Pokémon muito perigoso que deve ser tomado em consideração quando no processo de construção de uma equipa UU. Também pode aparecer em OU para lembrar aos que fazem da Blissey uma barreira aos special attackers, o porquê de isso nem sempre ser a melhor opção.

Mismagius

Tier: UU (Under Used)
Tipo: Ghost
Ability
Levitate: O Mismagius é imune aos ataques do tipo Ground.
Base Stats: 60 HP | 60 Attack | 60 Defense | 105 Special Attack | 105 Special Defense | 105 Speed

Nasty Plot

Item: Leftovers | Life Orb
*Substitute | Taunt
*Nasty Plot
*Shadow Ball
*Thunderbolt | Hidden Power Fighting
EVs: 4 HP | 252 Special Attack | 252 Speed
Nature: Timid (+Speed, -Attack)
Assim que este Mismagius entra em combate para absorver qualquer ataque do tipo Normal, Fighting ou Ground tem opções para ameaçar directamente o adversário e/ou incapacitá-lo, usando Substitute ou Taunt, o mais rápido possível. O Taunt pode ser uma boa escolha em vez do Substitute porque para além de impedir status, também impede o adversário de fazer set up. No entanto, a escolha do Taunt faz com que o Mismagius receba mais ataques, o que por consequência traz mais danos. Depois do Substitute ou Taunt vem o uso do Nasty Plot para aumentar o Special Attack do Mismagius até a um nível apropriado e começar os ataques. O Leftovers é a melhor opção visto que é vantajoso ir recuperando o HP perdido para o Substitute. O Life Orb oferece mais poder e garante 2HKO no Registeel com Hidden Power Fighting e na Milotic com Shadow Ball se houver Stealth Rock em campo e o Mismagius tiver feito um Nasty Plot.
O Shadow Ball, que usufrui do STAB, é a resposta do Mismagius para as walls mais famosas em UU, especialmente o Slowbro e o Uxie. A escolha entre Thunderbolt e Hidden Power Fighting depende de como se quer usar o Mismagius. O Hidden Power Fighting dá ao Mismagius uma cobertura perfeita de todos os tipos e é especialmente útil quando se usa este Pokémon num sweep no final do jogo, além de que ajuda muito a eliminar a Clefable, o Steelix, a Chansey e o Registeel. O Thunderbolt lida com a Milotic, que entra muitas vezes assim que o Mismagius é visto, e consegue OHKO depois dos danos do Stealth Rock. Este KO é muito importante, porque a Milotic pode apagar qualquer stat boost, que o Mismagius já obteve, com Haze.
Este Mismagius também funciona bem em OU, sendo um Ghost ofensivo mas sólido do lado Special, e com capacidade de aumentar o seu poder de ataque, especialmente para entrar em campo e causar danos suficientes para outro colega de equipa concluir. Em OU, um pouco mais de EVs no HP é recomendado para que nenhum ataque da Blissey, excepto o Seismic Toss, quebre o Substitute. São precisos pelo menos 108 EVs no HP para que isto aconteça. Assim, a Blissey torna-se numa oportunidade para preparar Nasty Plots. O Hidden Power Fighting com o apoio de três Nasty Plots consegue o 2HKO na Blissey. Em OU, outra opção para o item é a Salac Berry, pois assim é possível derrotar um Gengar sem Choice Scarf, Latias, Azelf, e outros revenge killers que de outro modo poderiam mais facilmente eliminar o Mismagius.
Para ajudar a derrotar as walls com que este Mismagius tem mais dificuldade, o Rhyperior é um bom colega de equipa, pois pode pôr-se à frente de uma Chansey ou de um Registeel com facilidade. O Close Combat do Hitmontop que usufrui do STAB também é uma opção, e lida com o Registeel, o Regirock, a Clefable e a Chansey, enquanto o Rapid Spin previne danos residuais no resto da equipa, e aumenta assim o número de vezes que o Mismagius pode usar Substitute. O Blaziken também faz um bom trabalho numa combinação com o Mismagius, e lida melhor com o Registeel que o Hitmontop, graças à resistência a Steel. Mas, como o Mismagius, também preferia evitar ser atingido por Thunder Waves o mais possível. O Hariyama perde muito pouco ao ser paralisado e é outro que ajuda com os seus ataques do tipo Fighting.
Como o Mismagius não tem muita Defense, muitos dos seus parceiros na equipa devem ser mais resistentes nesse lado. O Donphan é um bom colega, graças à imunidade ao Thunder Wave, e pode preparar Stealth Rock e usar Rapid Spin. Embora sem Rapid Spin, o Steelix pode preparar Stealth Rock e é imune a Thunder Waves e Toxics. O Steelix também costuma atrair ataques do tipo Fighting que o Mismagius pode ver como um bilhete de entrada no jogo sem qualquer custo.

CM Sub

Item: Leftovers
*Substitute
*Calm Mind
*Shadow Ball
*Hidden Power Fighting | Thunderbolt
EVs: 48 HP | 208 Special Attack | 252 Speed
Nature: Timid (+Speed, -Attack)
O Mismagius é um sweeper mortal em UU e pode sozinho derrotar uma equipa não preparada. O segredo do seu sucesso está na sua habilidade de facilmente fazer set up e vencer quase todas a special walls principais da tier em que se encontra, como a Chansey, o Regice, o Grumpig e o Hypno. Isto quer dizer que há poucos que entram para enfrentar o Mismagius e ficam totalmente a salvo. Com este set, o Mismagius não só funciona principalmente como wallbreaker, danificando muito a equipa adversária para depois mais tarde outro colega de equipa executar o sweep final, mas também pode desempenhar esse mesmo papel de sweeper no final de um jogo e ser bem sucedido.
É um Pokémon que tem o Speed e o Special Attack necessários para fazer bom uso do Calm Mind, e as suas três imunidades conseguem trazê-lo para a batalha facilmente. O seu funcionamento aqui é simples: Substitute para bloquear status e ataques como Sucker Punch, e depois Calm Mind para preparar o sweep. Em termos de ataque, o Hidden Power Fighting obtém uma cobertura perfeita de todos os tipos com o Shadow Ball. O Thunderbolt é uma alternativa para o Hidden Power Fighting, e vence o Drapion com 2HKO se um Calm Mind tiver sido usado. O Drapion dá problemas a este set se o Hidden Power Fighting estiver a ser usado pois é difícil conseguir KO, e pode derrotar o Mismagius com Night Slash ou Pursuit. O Thunderbolt também ajuda contra a Milotic com Haze e ameaça os tipos Water e Flying, mas sem o Hidden Power Fighting não é possível o 2HKO na Chansey depois de seis Calm Minds. Para enfrentar a Chansey, o único recurso fica assim stall war. Sem o Hidden Power Fighting também não é possível atingir a Clefable ou o Registeel com ataques super efectivos e à custa disso o Mismagius acaba por ser forçado a sair. O Steelix resiste ao Shadow Ball e ao Thunderbolt.
Maximizar os EVs no Speed é para poder no mínimo ter o mesmo Speed que outros Mismagius adversários. 48 EVs no HP permitem ao Mismagius usar Substitute cinco vezes consecutivas se tiver 100% da sua vida. Os restantes EVs vão para o Special Attack para aumentar o poder dos ataques do Mismagius.
Este é outro set que funciona bem em OU. Pode não conseguir, por si só, vencer equipas inteiras, mas pode ser muito útil em enfraquecê-las no geral. Tal como em UU, a sua utilidade vem da capacidade de conseguir vencer special walls como a Blissey. Em OU 108 EVs no HP são recomendados aqui de novo, para um Substitute não ser quebrado à primeira pelos ataques da Blissey, exceptuando o Seismic Toss.
Como este set demora alguns turnos a preparar-se para conseguir fazer danos graves, ter um companheiro que apoie este Mismagius e seja uma ameaça para os counters dele é uma boa ideia. O Hariyama e o Hitmonlee resistem a ataques do tipo Dark, aos quais o Mismagius é fraco, e têm o Close Combat que usufrui do STAB para tratar do Registeel e da Clefable. O Hariyama já é lento, e o Hitmonlee pode ser imune a paralysis, por isso nenhum deles se importa de receber um Thunder Wave. O Blaziken é melhor para lidar com o Registeel e tem ataques do tipo Fire e Fighting, ambos usufruindo do STAB, mas precisa de ter cuidado com o Thunder Wave. Isto pode não ser um problema se o Mismagius sair do combate ainda atrás do Substitute, pois o não é provável que o adversário atire um Thunder Wave ao boneco. Talvez a melhor coisa a ser feita é oferecer um Reflect de apoio com o bónus de Light Clay ao Mismagius, dando-lhe protecção contra physical attacks mais fracos enquanto ele prepara Calm Minds. Enquanto estiver atrás de um Reflect, o Registeel não consegue quebrar um Substitute com o Iron Head, dando mais turnos de preparação ao Mismagius.

Choiced

Item: Choice Specs | Choice Scarf
*Shadow Ball
*Hidden Power Fighting | Hidden Power Ground
*Thunderbolt | Energy Ball
*Trick | Destiny Bond
EVs: 4 HP | 252 Special Attack | 252 Speed
Nature: Timid (+Speed, -Attack) | Modest (+Special Attack, -Attack)
Mismagius com Choice Specs tem muito poder, e com ele pode apanhar counters do set anterior de surpresa. O Shadow Ball e o Hidden Power Fighting constituem como sempre a base ofensiva do Mismagius, e o Thunderbolt é um ataque útil para os bulky waters como a Milotic. O Hidden Power Ground é aqui uma alternativa ao Hidden Power Fighting se houver na equipa do Mismagius outros métodos para lidar com a Clefable. Com o Hidden Power Ground é possível provocar danos super efectivos no Drapion e em pokémons do tipo Steel.
O Trick é excelente para o Mismagius porque invalida muitos dos counters ao Mismagius que entram em campo assim que ele também se mostra. Clefable, Registeel e Drapion, todos odeiam ficar com um Choice Specs que de nada lhes serve e reduz bastante a sua capacidade de tanks. O Mismagius pode usar o Choice Specs para tentar um sweep inicial, identificando logo os counters que a equipa adversária apresenta. Mais tarde quando o counter entra ao ver o Mismagius de novo pode levar com um Trick que o torna inútil e permitindo ao Mismagius voltar no final do jogo para o último sweep até à vitória.
O Energy Ball pode ser usado como alternativa ao Thunderbolt e permite o OHKO em Pokémons que possuem fraqueza de 400% a ataques do tipo Grass, como o Gastrodon e o Quagsire, enquanto ainda mantém ataques super efectivos nos pokémon do tipo Water. O Energy Ball também magoa mais o Regirock que o Hidden Power Fighting, e não é bem aceite pelo Steelix. A vantagem do Thunderbolt é que não faz parte das resistências do Drapion e do Registeel, tal como o Energy Ball faz. O Destiny Bond também encontra um lugar neste set, mas como alternativa ao Trick, mas normalmente este último é preferível. O perigo de usar Destiny Bond neste set é que se fica preso nele, e se for mal usado o adversário pode usar isso a seu favor e começar um set up, por exemplo, enquanto obriga o Mismagius a sair.
O mesmo set pode ser usado com Choice Scarf para fazer do Mismagius um bom revenge killer para muitas ameaças mais velozes em UU. Em particular, é útil quando se lida com rain teams, porque mesmo durante a chuva, Pokémons mais lentos, como A Gorebyss e o Omastar, não podem ultrapassar o Mismagius com Choice Scarf. O Espeon e o Dugtrio não levam o Mismagius como algo temível, e assim com Choice Scarf, o Mismagius pode dar-lhes um KO inesperado. O poder de ataque é que pode tornar-se um problema, sem movimentos que resolvem isso ou itens que atribuam qualquer tipo de bónus ofensivo, e é por isso que para este set uma natureza Modest é normalmente a favorita para aumentar os danos provocados pelo fantasma o mais possível.
Como para os anteriores, Pokémons do tipo Fighting funcionam bem em conjunto com este Mismagius. O Hariyama e o Hitmonlee são a melhor escolha aqui por causa da sua indiferença a paralysis, e porque o Mismagius está mais vulnerável a status, e a Chansey é outro Pokémon que costuma usar Thunder Wave. O próprio Drapion também funciona bem com este set, com um Pursuit forte que usufrui do STAB para lidar com as Clefables e as Chanseys que saem da batalha, e assim conduzi-las a um ponto em que podem ser eliminadas pelo Mismagius. O Drapion também tem o Earthquake para lidar com outros Drapion e o Registeel. A combinação Drapion e Mismagius é boa pois ambos resistem ou são imunes às fraquezas do outro.

Calm Mind

Item: Life Orb
*Calm Mind
*Shadow Ball
*Hidden Power Fighting
*Thunderbolt | Pain Split
EVs: 4 HP | 252 Special Attack | 252 Speed
Nature: Timid (+Speed, -Attack)
O Mismagius também pode desempenhar uma função de standard sweeper consideravelmente bem. Se entrar num ataque ao qual é imune ou para enfrentar um pokémon que consegue derrotar facilmente, o mais óbvio que o adversário faça é um switch. Com isso, o Mismagius pode ter um turno livre para preparar um Calm Mind. Depois de apenas um Calm Mind e com o bónus da Life Orb, O Mismagius irá provocar quase o dobro dos danos que o normal, permitindo-lhe abrir caminho por entre os Pokémons mais defensivos em UU. Pokémons dos quais normalmente se depende para servir de counter aos sets com Substitute, como a Clefable, levam 70% de dano com um Hidden Power Fighting após um único Calm Mind.
A desvantagem no uso deste set é que o Mismagius torna-se mais susceptível a status que com os sets com Substitute, o que pode eliminar as hipóteses de um sweep bem sucedido. Este set também não pode fazer set up em frente à Chansey, como os sets com Substitute podem, pois não aprecia Toxic ou Thunder Wave que a curandeira costuma trazer consigo. No entanto, nunca vai conseguir causar grandes danos ao Mismagius, o que quer dizer que se for um confronto 1 vs 1, o Mismagius vence se tudo o que ela conseguir fazer for paralisar.
O Thunderbolt oferece cobertura adicional, permitindo o 2HKO na Milotic a no Articuno. O Pain Split é uma escolha viável aqui porque garante ao Mismagius um método de regeneração de modo a recuperar os danos residuais do Life Orb e de possíveis entry hazards presentes em campo. O Pain Split é especialmente bom quando usado contra a Chansey pois esta tem uma quantidade tremenda de HP, e assim o Mismagius pode chegar a curar-se completamente enquanto também rouba uma larga quantidade de vida à adversária.
Este set é vulnerável a ataques prioritários em particular, visto que o Mismagius tende para ficar algum tempo em jogo para preparar os Calm Minds, mas não tem Substitute para o proteger. O Aqua Jet do Azumarill é no geral a maior ameaça, seguida do Sucker Punch do Absol ou do Toxicroak. Com resistências a ambos estes ataques de Water e Dark, o Poliwrath pode entrar para proteger o Mismagius e aproveitar a oportunidade para preparar ele um Substitute e partir para o Focus Punch ou então começar com Bulk Up. Parecido com este colega para o Mismagius, há também o Toxicroak que resiste aos ataques prioritários mais comuns, mas é mais frágil que o Poliwrath. Apesar de tudo, ambos, Poliwrath e Toxicroak, precisam de ter cuidado com um possível Psycho Cut do Absol.

Bulky

Item: Leftovers
*Shadow Ball
*Hidden Power Fighting | Perish Song | Taunt
*Will-O-Wisp
*Pain Split
EVs: 252 HP | 196 Special Defense | 60 Speed
Nature: Calm (+Special Defense, -Attack)
Este set do Mismagius faz dele um típico Spin blocker. À primeira vista pode parecer uma versão muito menos capaz do Spiritomb, no entanto, há algumas diferenças chave que o separam do seu parente fantasma. A diferença mais importante reside no Speed do Mismagius. Com 60 EVs atinge 260 de Speed que é o suficiente para ultrapassar Pokémons como Absol, Feraligatr e Blaziken. Este Speed permite ao Mismagius curar-se através do Pain Split com muito mais facilidade do que outros Spin blockers comuns.
Entrar para enfrentar os mais comuns Spinners é relativamente fácil. O Mismagius é imune ao ataque mais forte do Hitmontop, e depois do Will-O-Wisp, o Stone Edge não faz mais que 20% de dano. O Shadow Ball do Claydol nem consegue um 4HKO, e obviamente o Ice Beam e o Psychic quase não causam dano. O Mismagius consegue sempre um 3HKO no Claydol com Shadow Ball. Outros Rapid Spinners como o Blastoise, o Cloyster e o Torkoal têm todos muito menos hipóteses de magoar o Mismagius, e como normalmente não têm como recuperar a sua vida, o Mismagius consegue deitá-los abaixo com Will-O-Wisp e ataques repetitivos. O Perish Song pode ser usado em vez do Hidden Power Fighting se a cobertura dos tipos não é uma preocupação primária, e permite assim ao Mismagius responder a sweepers que tentam o set up. O Taunt pode parecer estranho, mas impede a Chansey e Pokémons com Rest e Sleep Talk de funcionarem bem.
Este set pode apanhar um adversário de surpresa. Ao contrário do Spritomb e do Rotom, que são conhecidos por trazerem consigo o Will-O-Wisp, é normal ver-se a entrar um physical attacker para o Mismagius. Não deve ser usado em OU, pois é inferior às variações do Rotom, cujas defesas mais altas e combinação de tipos compensam a falta do Pain Split.
Como o Pain Split não é dos métodos de regeneração mais viáveis, dando ao Mismagius apoio com Wish, permitem-lhe bloquear os Rapid Spin durante todo o jogo. O Umbreon faz uma boa equipa com este set do Mismagius, para além do seu tipo, tem Baton Pass que facilita as trocas. A Clefable e a Chansey podem conseguir o mesmo fazendo uso da sua fraqueza a ataques do tipo Fighting para fazer o Mismagius entrar.

Perish Trap

Item: Leftovers
*Mean Look
*Perish Song
*Protect
*Taunt | Substitute | Pain Split
EVs: 252 HP | 216 Special Defense | 40 Speed
Nature: Calm (+Special Defense, -Attack)
O Mismagius é um dos poucos que têm acesso ao Perish Trappers, e é o melhor defensivamente. Prende um adversário com Mean Look, usa Perish Song e depois Protect para os próximos dois turnos para evitar danos. No terceiro turno depois do Perish Song, o Mismagius sai, enquanto o adversário é obrigado a ficar naquele turno devido ao Mean Look, e assim consegue um KO. O Taunt serve para impedir o Whirlwind e o Roar de arruinarem esta estratégia. O Substitute é útil se o Mismagius for mais rápido que o adversário e não quiser estar a depender dos 50% de hipóteses do segundo Protect funcionar. O Pain Split pode funcionar como método de regeneração. Para não estar a desperdiçar o Perish Song em adversários com pouca vida restante, um ataque de dano pode ser usado também.
Este Mismagius é melhor para eliminar Pokémon mais defensivos como a Chansey, o Registeel e a Milotic, porque normalmente não consegue aguentar contra Pokémons mais ofensivos.
Ter o apoio do Reflect e do Light Screen enquanto se tenta a concretização deste set é muito benéfico, efectivamente com o aumento das defesas do Mismagius, este aguenta-se mais tempo e consegue até lidar com adversários mais ofensivos. Para usar a estratégia mais que uma vez à vontade também é necessário apoio de um Wisher para manter a vida do Mismagius sempre o mais elevada possível. A Clefable faz boa parceria aqui com o Mismagius, pois tem acesso aos três movimentos referidos, Reflect, Light Screen e Wish, no entanto talvez haja melhores ideias do que tê-los todos no mesmo set. O Mismagius consegue aguentar bem special attacks, por isso o Reflect é melhor que o Light Screen neste caso. O uso do Venusaur ou do Moltres na mesma equipa que o Perish Trapper Mismagius pode tornar-se uma excelente ideia. O Registeel e a Clefable gostam muito de entrar para enfrentar o Mismagius, mas são normalmente derrotados por este set, e isso abre uma oportunidade para o sweep quer do Venusaur, quer do Moltres.

Sub Destiny

Item: Leftovers
*Substitute
*Destiny Bond
*Shadow Ball
*Thunderbolt | Hidden Power Fighting
EVs: 48 HP | 208 Special Attack | 252 Speed
Nature: Timid (+Speed, -Attack)
O Mismagius tem muitas características que fazem a escolha de um set suicida algo viável. Base Speed de 105, imunidades a alguns dos mais comuns ataques prioritários, como o ExtremeSpeed, o Mach Punch e Vacuum Wave, e a habilidade de bluff, fazendo o adversário pensar que este é como os outros sets ofensivos.
Aqui a ideia é preparar um Substitute para evitar status e o Sucker Punch, depois é atacar ao que estiver à frente. Se o adversário traz alguma coisa que poderá ser um problema para a equipa do Mismagius, então deixa-se perder o Substitute e depois usa-se o Destiny Bond para que assim a equipa seja menos ameaçada. Se o Destiny Bond tiver sido usado em vão, pode ainda evitar que o adversário parta para um sweep. Ao impedi-lo de atacar, o Mismagius ganha tempo para preparar outro Substitute e atacar no turno seguinte.
Este set é uma das melhores apostas do Mismagius para vencer Pokémon que usam Sucker Punch e Pursuit, como o Drapion e o Absol. O Taunt pode ser usado em vez do Substitute para impedir que o adversário aumente os seus stats e também consegue evitar que lancem status ao Mismagius. O contra desta escolha é que o Mismagius fica sem seguro contra o Sucker Punch, que é provável que dê o KO se o Mismagius escolher atacar em vez de usar o Destiny Bond.
Como um sweeper, este set tem problemas com o Registeel e a Chansey, devido à falta de Calm Mind ou Nasty Plot. Por isso, é ainda mais importante que o Mismagius seja apoiado por outro Pokémon que consiga lidar com estas walls. Um Mixed Blaziken é um candidato ao lugar, graças ao STAB nos seus ataques do tipo Fire e Fighting. O Donphan é outro, pode entrar em Thunder Waves e ameaça com Earthquake que também usufrui do STAB.

Outras Opções

Como foi escrito no início, uma grande desvantagem que o Mismagius apresenta no seu uso é que tem uma movepool muito limitada, e poucas são as opções alternativas que se podem considerar boas. O Spite pode ajudar a equipa se conseguir gastar todo o PP do ataque principal de um adversário, mas o Spiritomb faz melhor trabalho com defesas mais altas e a sua ability. O Mismagius também pode usar Trick Room, mas devido ao seu Speed acima da média é uma opção um pouco tremida. Tem acesso ao Psychic e ao Power Gem, mas nenhum dá uma cobertura adicional que os outros ataques já não ofereçam.

Counter ao Mismagius

Uma Clefable com Encore é um bom counter para a versão CM Sub, pois o Mismagius não conseguira o 2HKO com Hidden Power Fighting mesmo depois de um Calm Mind, e a Clefable pode obrigá-lo a repetir Substitute ou Calm Mind com o Encore. O Registeel consegue entrar em frente ao Mismagius sem dificuldades, pois não leva com muitos danos de um Hidden Power Fighting se este não tiver qualquer bónus e tem o Iron Head e o Thunder Wave. O Shuckle, especialmente em sandstorm, nada teme do Mismagius e também pode usar Encore, assim como Toxic.
Qualquer set que exiga turnos de preparação para Nasty Plot ou Calm Mind podem ser trazidos de volta ao início com Haze. Milotic e Altaria são boas escolhas, pois ambos têm Special Defense alta e métodos de regeneração instantânea, enquanto também não são fracos ao Shadow Ball ou ao Hidden Power Fighting. A Milotic tem medo do Thunderbolt se o Mismagius tiver Life Orb, mas pode lidar com os que usam Substitute. A Altaria também tem acesso a Perish Song para eventualmente obrigar o Mismagius a sair. A Lapras é outra que usa Perish Song para obrigar o Mismagius a sair e consegue aguentar os Hidden Power Fighting.
O Drapion consegue entrar bem em combate contra um Mismagius, resiste ao Shadow Ball e não é muito prejudicado com Hidden Power Fighting. Tem Pursuit e Night Slash para lidar com o fantasma. Recomenda-se que haja investimento de EVs na Special Defense do Drapion porque depois de um Calm Mind ou dois o Hidden Power Fighting já pode começar a doer. À semelhança do Drapion, o Absol tem Pursuit, Night Slash e Sucker Punch, para colocar o Mismagius numa situação difícil. O Absol também pode usar Scarf de modo a ultrapassar todos os Mismagius. No entanto, fica KO com um Hidden Power Fighting por isso não é das escolhas mais seguras. Embora seja fraco a ataques do tipo Fighting, o Umbreon tem boa Special Defense e pode usar Wish para recuperar vida perdida para o Hidden Power Fighting. Também pode usar Payback que usufrui do STAB e toca na baixa Defense do Mismagius.
O Mismagius é frágil no lado physical, ficando bastante vulnerável ao Aqua Jet do Azumarill. O Tauros ultrapassa o Mismagius e pode usar um Pursuit com o apoio de Choice Band, assim como o Scyther. O Spiritomb aguenta com os ataques do Mismagius sem grandes problemas se não vierem depois de Calm Minds, e pode usar Sucker Punch, Shadow Sneak ou Pursuit. Como alternativa pode fazer Calm Mind e eventualmente vencer o Mismagius, visto que ele não terá métodos para recuperar a sua vida. Estes Pokémons ofensivos também são mais úteis em apanhar de surpresa o Perish Trap Mismagius, visto que podem causar quantidades significativas de dano.
Em OU, o Scizor é provavelmente a melhor resposta. Pode usar Pursuit e Bullet Punch para tirar o Mismagius da batalha e tem U-Turn para escapar ao Perish Trapper. O Snorlax leva pouco do Hidden Power Fighting e tem Crunch e Pursuit. Se o Weavile conseguir entrar num Calm Mind ou enquanto o Mismagius usa Shadow Ball, pode garantir eliminar o Mismagius com Pursuit apoiado pelo STAB. No geral, qualquer physical attacker com boa Special Defense não tem dificuldades com o Mismagius e serve assim de counter para ele.