segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

GyaradosCompetitivamente, todas as equipas deviam estar preparadas para este Pokémon. O Gyarados. É uma ameaça que não é fácil de travar. Para além dos bons stats, tem à sua disposição ataques como Waterfall, Stone Edge, Ice Fang e Earthquake. O aspecto ofensivo do Gyarados é certamente algo que atrai muita atenção, mas também oferece apoio aos seus colegas de equipa como Pokémon defensivo. Embora a sua combinação de tipos traga consigo uma indesejável fraqueza a ataques do tipo Electric e Rock, também dá resistência a ataques do tipo Fighting, Bug, Fire, Water e Steel, assim como uma imunidade a ataques do tipo Ground, reunindo muito do que é necessário para ser um counter a outras ameaças.
Devido às suas fraquezas, o uso de Stealth Rock deve ser o mais explorado no combate ao Gyarados, pois limita imenso o seu uso, reduzindo o número de hipóteses que tem para entrar. O sandstorm também dá problemas ao Gyarados porque dificulta o uso de Leftovers e diminui o seu tempo de vida, principalmente se estiver a usar Life Orb. No entanto são poucos mais os contras no uso do Gyarados e não há muitos adversários à sua altura.

Gyarados

Tier: OU (Over Used)
Tipo: Water | Flying
Ability
Intimidate: Reduz o Attack do adversário. É o equivalente ao uso de um Growl. Esta ability desempenha um papel fundamental no que toca a fazer do Gyarados um Pokémon defensivo muito competente.
Base Stats: 95 HP | 125 Attack | 79 Defense | 60 Special Attack | 100 Special Defense | 81 Speed

Dragon Dance Ofensivo

Item: Leftovers | Life Orb
*Dragon Dance
*Waterfall
*Stone Edge | Ice Fang
*Earthquake
EVs: 252 Attack | 4 Defense | 252 Speed
Nature: Adamant (+Attack, -Special Attack) | Jolly (+Speed, -Special Attack)
O Dragon Dance é estupendo para muitos physical sweepers, e com um Attack como o do Gyarados, ele não é excepção. Waterfall com STAB é o núcleo principal de ataque. Além da necessidade óbvia de poder que vem com o STAB, o Waterfall também perfura através do Hippowdon e do Gliscor, um par de Pokémons que se denominam como Physical Walls. O Stone Edge, com a sua tremida precisão, lida com o Zapdos e com outros Gyarados, e na ausência do Ice Fang também lida com o Salamence. O Ice Fang é dirigido ao Salamence, ao Gliscor, que leva mais danos que com o Waterfall, mas é mais importante para Pokémons do tipo Grass, como a Celebi, o Breloom, o Tangrowth e o Venusaur. O Earthquake é um favorito pelos danos que causa a Pokémons do tipo Steel, Rock, Electric, Poison e Fire.
A escolha para o item não é desconhecida. Mesmo sem investimento defensivo de EVs, o Gyarados pode ser um Pokémon defensivamente capaz, e a pouca recuperação de HP que o Leftovers dá é uma ajuda. O Life Orb deve ser dado ao Gyarados se este não se importar de todo na defesa a si próprio. Ganha um bónus de 1.3x no poder, ao custo de 10% do seu HP, e pode tornar um 3HKO em 2HKO e um 2HKO em OHKO, criando uma grande diferença no sucesso ou fracasso de um frente a frente. O inconveniente na perda de 10% da vida total é os danos residuais que se acumulam. O Gyarados começa com uma fraqueza ao Stealth Rock que lhe tira 25% do HP à entrada, e não é imune ao Sandstorm ou ao Hail, tudo junto pode fazê-lo perder (25%+10%+6%=)41% da sua vida no primeiro turno em que entra, sem contar com danos que o adversário lhe causa ao entrar no lugar do colega de equipa. O Gyarados pode-se ver a cair antes da batalha ter sequer começado. O Leftovers é definitivamente a opção mais segura, mas o Life Orb, sacrificando a sua utilidade defensiva, prepara o Gyarados para um papel ofensivo extremo.
A prioridade na distribuição de EVs deve ser a maximização do Attack. Depois para o Speed, pode haver várias versões. Para ultrapassar todos os Pokémons com uma base de 125 Speed, que não usem Choice Scarf, depois de um Dragon Dance, requere 232 EVs. Para ultrapassar todos os Pokémons com uma base de 115 Speed, que não usem Choice Scarf, bastam 176 EVs. Com 252 EVs no Speed é dada ao Gyarados alguma segurança adicional e a capacidade de ultrapassar alguns Choice Scarfers com bases de Speed mais baixas. Se o Speed não for maximizado em EVs, os que restarem podem ser distribuídos pela Defense e/ou pelo HP. Quantos mais EVs forem atribuídos ao stats defensivos mais uso terá o Leftovers, mas menos ofensivo ficará o set. Adamant é a natureza tradicional aqui, mas Jolly pode conseguir um bom bónus para o Speed, e depois de um Dragon Dance, o Gyarados é capaz de ser mais rápido que todas as outras ameaças, incluindo Pokémons equipados com Choice Scarf. Os mais dignos de menção aqui são o Jolteon e o Choice Scarf Heatran.
Como este Gyarados é normalmente encontrado, tal como o nome indica, em equipas ofensivas, vai gostar de parceiros que sejam poderosos e atinjam forte os seus counters. Uma Starmie com Life Orb consegue OHKO no Skarmory e no Forretress, e 2HKO no Vaporeon e no Suicune, essencialmente livra-se de quatro dos Pokémons mais usados para parar o Gyarados. O Scizor faz a Latias com Choice Scarf, o Rotom e o Gengar pensar duas vezes antes de trocarem e perderem a sua vida com um Pursuit. O mesmo se aplica ao Tyranitar, cuja presença significa problemas para os três referidos, mais o Dusknoir, a Cresselia e ainda a Celebi. Um Gengar com Life Orb também é um bom colega de equipa, faz OHKO ao Rotom e à Latias com Shadow Ball, e também lida com a Cresselia, a Celebi e o Dusknoir.

Dragon Dance Defensivo

Item: Leftovers
*Taunt
*Waterfall
*Stone Edge
*Dragon Dance
EVs: 152 HP | 176 Attack | 36 Defense | 144 Speed
Nature: Adamant (+Attack, -Special Attack)
Com este Gyarados procura-se tirar o máximo partido das defesas respeitáveis que lhe foram atribuídas, e da sua ability Intimidate, assim como a capacidade de vencer Pokémons como o Heatran, o Infernape, o Lucario e o Scizor. É óptimo no início da batalha porque pode entrar facilmente contra leads como o Hippowdon, o Jirachi com Choice Scarf e o Swampert, o que quer dizer que o Stealth Rock ainda não estará preparado e o Gyarados não terá que suportar os danos causados pelo mesmo. Também pode fazer recuar a Celebi e outros Pokémons do tipo Water, o que significa que se pode ganhar conhecimento sobre a equipa adversária, e isso é vantajoso para o final do combate.
Este é um set mais definido pela sua distribuição de EVs do que pelos seus ataques. Isto pode ser comprovado com a diferença em relação ao set ofensivo. O Taunt. O Taunt é muito útil no que toca a impedir que lancem status ao Gyarados, mas também para evitar Roar/Whirlwind e que os adversários recuperem a sua vida. O Waterfall e o Stone Edge dão a força ofensiva, com a combinação Water+Rock que é resistida apenas pelo Breloom e pelo Empoleon. O Stone Edge é a segunda opção preferida porque magoa outros Gyarados, o Salamence e o Zapdos. O Earthquake pode substituir o Stone Edge para causar mais danos ao Magnezone e ao Empoleon, mas o Gyarados fica vulnerável ao Salamence, o que nunca é bom. O Dragon Dance funciona como jogo psicológico ao início do jogo, fazendo com que o adversário lide com o Gyarados como se fosse completamente ofensivo, mas como em todos os casos de aumento de stats ofensivos, é perto do fim da batalha em que se torna uma verdadeira vantagem.
A distribuição de EVs que acompanha este Gyarados é uma das mais meticulosamente criadas, e não é única. Mas nesta, os 144 EVs no Speed fazem com que qualquer base de 110 Speed seja ultrapassada depois de um Dragon Dance, se não for usado o Choice Scarf. Os 156 EVs no HP garantem que o Gyarados nunca sofre o 2HKO do Heatran com Life Orb, mesmo com Stealth Rock. Os 36 EVs com os já presentes EVs no HP constituem o lado defensivo deste Gyarados. O Close Combat de um Lucario com Life Orb não lhe tira mais de 30% da vida, e um Close Combat de um Heracross com Choice Band não tira mais que 40% da vida do Gyarados, o que é muito respeitável. Os 176 EVs no Attack combinados com a natureza Adamant e com um Dragon Dance, consegues mais de 70% de danos num Zapdos defensivo, podendo ser atingido o OHKO se o Stealth Rock estiver em jogo. Claro que, se este OHKO não for de muita importância, alguns EVs podem ser mudados directamente para a Defense ou até para obter mais Speed. A Defense é recomendável se o Gyarados for o único método, presente na equipa, para fazer frente ao Lucario e ao Heracross. Como já foi referido esta distribuição de EVs, embora muito pensada, não é única. A melhor alternativa deve ser 152 HP | 72 Attack | 96 Defense | 184 Speed. Os 152 EVs no HP já foram explicados. Os 96 EVs na Defense asseguram que o Scizor nunca consegue o 2HKO ao Gyarados com um Choice Band Quick Attack depois dos danos do Stealth Rock. Os 184 EVs no Speed servem para ultrapassar todos os Pokémons com uma base de 115 Speed depois de um Dragon Dance, se estes não estiverem a usar Choice Scarf. Os restantes EVs são colocados no Attack para aumentar os danos causados pelos ataques do Gyarados.
Este Gyarados funciona significativamente melhor com um lead que seja anti-Stealth Rock. O Jirachi com Choice Scarf consegue parar o Aerodactyl, o Azelf e o Mamoswine grande parte das vezes. E o Gyarados também resiste a todas as fraquezas do Jirachi. O Aerodactyl e o Azelf com Taunt e Stealth Rock, conseguem cumprir os mesmos objectivos enquanto também dão o seu próprio apoio de Stealth Rock. O maior Speed do Aerodactyl pode ser vantajoso devido ao facto de o Azelf ser o lead mais comum dos dois. Um Rapid Spinner, como o Forretress ou a Starmie, pode ser útil, embora a maioria dos Rapid Spinner partilhem de um mesmo counter com o Gyarados, que é o Rotom. Como o Gyarados costuma atrair ataques do tipo Electric, Rock e ataques que provocam status, é inteligente ter métodos que evitem o adversário levar a melhor. O Gyarados pode impedir status com Taunt, mas quanto aos dois primeiros precisa de ajuda. Pokémons do tipo Ground, como o Flygon e o Dugtrio são ideais porque resistem aos dois tipos de ataque. O Gliscor é imune a ataques do tipo Electric e tem as defesas suficientes para aguentar ataques do tipo Rock. Ataques do tipo Electric também podem ser aproveitados pelo Jolteon e pelo Electivire. Ataques do tipo Rock podem ser tornados num convite de entrada para o Lucario ou o Metagross.

RestTalk

Item: Leftovers
*Rest
*Sleep Talk
*Waterfall
*Roar
EVs: 248 HP | 248 Defense | 12 Speed
Nature: Impish (+Defense, -Special Attack)
O Gyarados desempenha um óptimo papel defensivo. Isto é possível devido às suas louváveis defesas e o Intimidate. Com Rest e Sleep Talk, o Gyarados é capaz de recuperar qualquer vida que possa ter sido perdida pelos ataques do oponente, pelo Stealth Rock, ou por outras formas de danos residuais no geral. O Rest é particularmente útil para libertar o Gyarados de status, permitindo que tenha menos dificuldades contra o Hetran com Toxic e contra o Dusknoir com Will-O-Wisp. A razão para o pesado investimento de EVs no HP e na Defense é para tornar o Gyarados um possível counter para algumas das ameaças mais comuns, incluindo o Lucario, o Infernape e o Heatran. O Waterfall oferece ao Gyarados algo para usar e abusar enquanto dorme. E finalmente, o Roar dá ao Gyarados a habilidade para provocar trocas entre os Pokémons da equipa adversária. Isto é especialmente útil para equipas que não conseguiam impedir ataques como o Roar e para abusar de entry hazards previamente preparados. No entanto, pode adoptar-se por uma versão mais ofensiva e trocar o Roar pelo Dragon Dance. Com isto, o Gyarados pode tornar-se uma ameaça mortal para equipas cujos Pokémons que resistem a ataques do tipo Water já foram eliminados ou estão frágeis, e que outros Pokémons como a Latias com Choice Scarf e Gengar também estejam fora do caminho, pois podem travar o Gyarados com um rápido Thunderbolt. Se o Dragon Dance for usado, então tirar alguns EVs da Defense para atingir os 32 EVs no Speed é preferível, para que o Gyarados consiga ultrapassar todos os Pokémons com uma base de 90 Speed depois de um Dragon Dance, desde que esses Pokémons não estejam a usar Choice Scarf. Outras opções mais secundárias para este set são o Stone Edge e o Avalanche. O Stone Edge aumenta os danos nos Pokémons do tipo Dragon e Flying, o Avalanche consegue o mesmo e ainda danificar mais a Celebi, mas apenas se o Gyarados for mais lento que o adversário é que vale a pena usá-lo.
Os 248 EVs no HP do Gyarados permitem-lhe entrar cinco vezes seguidas num campo com Stealth Rock e ficar com 1% da sua vida. Os 12 EVs no Speed fazem ultrapassar todos os Pokémons com uma base de 80 Speed. Outra possível distribuição de EVs é 252 HP | 80 Defense | 176 Special Defense com natureza Careful. Deixa o Gyarados ter mais facilidade a lidar com special attacks, como os do Heatran, e ainda sair-se bem contra o Infernape, o Lucario e o Scizor.
Para ajudar o Gyarados, a Blissey pode dar conta do Suicune, do Vaporeon, da Cresselia, do Empoleon e da Celebi, além de que o Gyarados cobre a sua fraqueza a ataques do tipo Fighting. O Rotom também também consegue lidar com o Dusknoir e a Celebi. O apoio de entry hazards é muito útil, especialmente usando o Roar para poder aos poucos provocando danos em toda a equipa adversária. O apoio de Toxic Spikes pode ajudar contra os Pokémons do tipo Water que não têm ataques do tipo Electric. A Roserade é muito boa a preparar Toxic Spikes, mas o Forretress não fica muito atrás. O Skarmory e o Forretress são as melhores opções para preparar Spikes. Para o Stealth Rock há mais por onde escolher, mas os melhores para ajudar o Gyarados são a Blissey, o Forretress, o Hippowdon, o Skarmory e o Swampert. Devido ao Intimidate do Gyarados e a sua Defense, ele funciona melhor com um parceiro que tenha boa Special Defense.

SubBounce

Item: Liechi Berry | Salac Berry
*Substitute
*Dragon Dance
*Waterfall
*Bounce
EVs: 4 HP | 252 Attack | 252 Speed
Nature: Adamant (+Attack, -Special Attack)
Apesar de poucos PPs, o Bounce tem um poder base respeitável, tem STAB e 30% de paralisia, o que fica ainda melhor com 20% de hipóteses de flinch do Waterfall. Também vale a pena mencionar que esta combinação Water+Flying é apenas resistida pelo Empoleon e pelo Lanturn. Lamentavelmente o Bounce é susceptível ao Protect por ser um ataque de dois turnos. Com 4 EVs no HP a berry é activada depois do terceiro Substitute, se não houver outro tipo de danos entretanto. A maximização do Attack e do Speed é óbvia para um set como este, onde grandes quantidades de força bruta e velocidade são sempre úteis. A Liechi Berry é recomendada para um bónus de poder, mas a Salac Berry não deve ser ignorada. Devido à natureza defensiva deste set, o Leftovers pode ser considerado como uma alternativa ao item.
O Magnezone é um dos melhores parceiros para este set. O Gyarados não só resiste a todas as fraquezas do Magnezone, mas o inverso também é verdade. O Magnezone prende os Pokémons do tipo Steel que dificultam a vida ao Gyarados, incluindo o Skarmory, o Forretress e o Empoleon. E também lida com Pokémons do tipo Water que possam intrometer-se no trabalho do Gyarados. Um Heatran com Life Orb pode entrar em Ice Beams ou Grass Knots apontados ao Gyarados e usar Fire Blast para incendiar Pokémons do tipo Steel ou Hidden Power Grass para invalidar o Swampert, a Milotic ou outros Pokémons do tipo Water. O perfeito colega de equipa para preparar Toxic Spikes é a Roserade, que ameaça os Pokémons do tipo Water com Leaf Storm e Sleep Powder. A Roserade também resiste a ataques do tipo Electric e o Gyarados resiste a ataques do tipo Fire. A Latias é uma boa parceira porque resiste a ataques do tipo Electric e pode magoar os Pokémons do tipo Water com o seu Thunderbolt apoiado por Life Orb ou Choice Specs. Pode chegar a conseguir preparar Calm Mind contra um Vaporeon que não tenha Toxic.

Choice Band

Item: Choice Band
*Waterfall
*Payback
*Stone Edge
*Earthquake | Ice Fang
EVs: 72 HP | 252 Attack | 184 Speed
Nature: Adamant (+Attack, -Special Attack)
Embora não seja tão ameaçador como os outros sets, a imediata fonte de poder vinda do Choice Band pode dar uma vantagem que permite derrotar os melhores counters do Gyarados assim que eles entram. O Waterfall apoiado por este item não é algo que se deva subestimar e consegue 2HKO em qualquer Rotom com o apoio de Stealth Rock. O Payback é a segunda opção de ataque e facilmente derrota um Choice Scarf Rotom num ataque, assim que entra. A Celebi também fica muito mal com o Payback. Este ataque também consegue o OHKO nalgumas Latias menos defensivas e em quase todas as Starmies. O Stone Edge atinge os Pokémons do tipo Flying muito bem, e é especialmente bom para se usar contra os que resistem ao Waterfall, como outros Gyarados e o Salamence. O Earthquake é a opção preferida na última vaga do set. Magoa o Empoleon, o Magnezone e o Metagross. Consegue OHKO no Empoleon e no Magnezone e tira à volta de ¾ da vida ao Metagross. O Ice Fang pode ser usado em vez do Earthquake para que o Breloom não entre e se fique a rir, e também oferece outro método para magoar Pokémons do tipo Flying e Dragon. Outras opções para este set incluem o Aqua Tail para ser usado no lugar do Waterfall para compensar a falta de velocidade. O Bounce pode ser usado para vencer o Breloom e a Celebi, mas usando um item Choice, não á aconselhável, pois pode ser usado Protect e o Gyarados não conseguir causar qualquer dano, e depois ainda ficar preso no ataque. Com 184 EVs no Speed ultrapassa-se todos os Tyranitars sem Choice Scarf, mas preferir maximizar o Speed é aceitável, até para tentar ultrapassar outros Gyarados.
Este set é bom para atraiar o Rotom e esmagá-lo à entrada com Payback, o que mais tarde facilita o trabalho de outros Pokémons como o Lucario, o Scizor com Swords Dance, o Metagross com Agility e o Jirachi. Estes Pokémons são todos companheiros ideais do Gyarados com Choice Band. Se se conseguir eliminar a Latias com o Payback, especialmente as que usam Choice Scarf, mais tarde é mais fácil para Pokémons como o Infernape, a Kingdra, o Salamence e o Zapdos entrarem e levarem a melhor. Eliminando a Starmie também é sempre uma ajuda.

Outras Opções

O Return funciona muito bem juntamente com o Waterfall. Water+Normal é uma combinação apenas resistida pelo Empoleon e pelo Shedinja. O Return não causa danos super-efectivos mas com um poder base de 102 e perfeita precisão é uma opção a considerar. O Bite pode ser utilizado se a Starmie preocupar muito, mas apenas com apoio de Stealth Rock e de Life Orb é que talvez se consiga o OHKO, e também ajuda com o Slowbro. O Thunder Wave não encontra o seu lugar em nenhum dos sets apresentados, apesar de ser um bom ataque. Pode conseguir invalidar um Pokémon que entre a querer enfrentar o Gyarados, e com o Waterfall que usufrui do STAB, não é comum ver-se Pokémons do tipo Ground que são imunes ao Thunder Wave a tentar entrar para o Gyarados. Duas berries que não foram mencionadas mas podem ser usadas são a Wacan Berry e a Lum Berry. A Wacan Berry ajuda a sobreviver ao primeiro ataque do tipo Electric, o que possibilita o uso de um segundo Dragon Dance. Isto num Gyarados ofensivo que tenha natureza Jolly é muito bom. A Lum Berry remove o primeiro status que tentem lançar ao Gyarados. Como qualquer Pokémon, um Choice Scarf pode ser usado no lugar do Choice Band, visto que o Speed extra pode ser vantajoso ao Gyarados nalgumas situações. O Flail pode ser usado com o Waterfall e com Substitute para descer o HP do Gyarados a um nível recomendado para o uso do ataque, mas o predomínio da sandstorm vinda do Hippowdon e do Tyranitar fazem com que seja muito difícil ser bem sucedido com o Flail. O Gyarados tem acesso ao Hydro Pump que tem STAB e ao Fire Blast, mas estes ataques só devem ser usado com Life Orb para causarem danos decentes porque o Special Attack do Gyarados é baixo.

Counter ao Gyarados

Um Porygon2 defensivo e com Trace é o melhor counter. O Trace copia o Intimidate, dando ao Gyarados a redução de Attack associada, e um Thunderbolt ou Discharge chega para o OHKO. A Cresselia, com melhores defesas, pode usar o Charge Beam como o seu ataque do tipo Electric. Se o Gyarados não tiver Taunt, a Cresselia ainda pode usar Reflect e Thunder Wave. O Rotom aguenta um Waterfall e depois derrota o Gyarados com o Thunderbolt. Pokémons do tipo Water com características defensivas como o Vaporeon, o Suicune, o Slowbro e a Milotic, quando equipados com Hidden Power Electric, podem fazer frente ao Gyarados, embora alguns deles possam ter dificuldades se o Gyarados conseguir um Dragon Dance e tiver Life Orb. O Empoleon resiste a todos os ataques do Gyarados à excepção do Earthquake. Physical Walls, como o Skarmory, o Forretress e o Dusknoir podem afastar o Gyarados do combate com Whirlwind, explodir ou queimá-lo, respectivamente, deixando o Gyarados invalidado.
Se não tiver Ice Fang e Bounce, uma Celebi defensiva pode enfrentar o Gyarados com Grass Knot. O mesmo pode ser dito em relação ao Tangrowth com Power Whip. O Breloom consegue OHKO com Thunderpunch e se o Stealth Rock estiver em jogo consegue OHKO com Stone Edge. Na ausência de Earthquake, o Metagross com Thunderpunch também consegue OHKO. O Rotom, se tiver a capacidade defensiva suficiente para sobreviver a um Waterfall depois de um Dragon Dance de um Gyarados com Life Orb, pode contra-atacar com um Thunderbolt com STAB.
O Stealth Rock faz um trabalho excepcional no que toca a danos residuais que o Gyarados sofre. Para concluir, deve ser explorada a fraqueza a ataques do tipo Electric que o Gyarados tem. Um Jolteon entra enquanto um Gyarados faz Dragon Dance e ainda é mais rápido se tiver Choice Scarf, caso o Gyarados não seja Jolly, e assim partir para o Thunderbolt. Isto também se aplica à Latias e ao Gengar que usem Choice Scarf.

Sem comentários: