segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Introdução ao Pokémon: Gengar foi introduzido na primeira geração, começando a amaldiçoar o Metagame desde ai. Possui Stats excelentes, com destaque no Special Attack, permitindo-lhe atacar grandes bestas da Tier a que pertence e até mesmo deixar algumas delas fora de combate! Também tem uma velocidade interessante, fazendo-o alcançar um máximo de 350 e ultrapassar maioria dos Pokémons com que partilha a Tier. A sua combinação de tipos também influencia imenso a escolha dos jogadores, sendo esta Ghost e Poison. De inicio, aparenta ser péssimo, com fraqueza a Earthquake, o golpe mais comum do Metagame, só que ai entra a sua habilidade, que lhe retira essa fraqueza e a junta às suas outras duas imunidades, dando-lhe muitas, mas mesmo muitas oportunidades de entrar no jogo e começar a causar o pânico.
Tier - OU
Tipos[Imagem: ghost_big.png] [Imagem: poison_big.png]
Ability -
Levitate - Gengar é imune a movimentos do tipo Ground. Também não é afectado por Spikes e Toxic Spikes.
Base Stats -
[Imagem: 2nt9wlc.png]
Movesets -
[Imagem: 94.png]
Substitute Abuser
[Imagem: leftovers.png] ( Leftovers ) / [Imagem: Bag_Expert_Belt_Sprite.png] ( Expert Belt ) / [Imagem: Bag_Life_Orb_Sprite.png] ( Life Orb )
~ Substitute
~ Shadow Ball
~ Focus Blast / Focus Punch
~ Hidden Power [Fire] / Pain Split / Hypnosis
Ability - Levitate
EVs – 4 Def / 252 SAtk / 252 Spe ou 100 Atk / 156 SAtk / 252 Spe
Timid Nature (+ Spe, – Atk) / Hasty Nature (+ Spe, – Def)
Graças ao tipo excelente do Gengar, este é capaz de entrar em movimentos facilmente absorvidos e SetUppar um Substitute para causar bastantes estragos. Shadow Ball e Focus Blast juntos, possuem Coverage perfeita, atingindo praticamente todo o Metagame OU para dano neutro. Caso não gostes mesmo da Blissey, também é possível trocar o Focus Blast pelo Focus Punch que funciona muitíssimo bem por de trás de um Substitute, mas se o fizeres, certifica-te de que usas Hasty Nature e um mínimo de cem EVs no ataque para garantir o 2HKO na Blissey.
O ultimo Slot é difícil de escolher. Hidden Power é excelente para arrumar o Scizor, o Forretress, Jirachi, o Skarmory e Metagross que não recebem dano Super Efectivo do Focus Blast ao contrario dos outros Steels. O Pain Split também é uma opção excelente já que com Substitute são gastos 25% de dano, aliado a Sandstorm, que está quase sempre presente em campo, Stealth Rock e ao dano da Life Orb, que deve de ser escolhida caso se opte por essa estrategia, são o suficiente para utilizar um Pain Split efectivo. Para finalizar temos o Hypnosis, que adormece um Pokémon e por vezes o debilita para o resto do combate, porém, 65% de Accuracy são medíocres e podem levar o ataque ao falhanço.
Os Counters deste Set variam conforme as escolhas de Slot. Sem Hidden Power Fire, o Scizor e Special Defensive Forreress são capazes de matar o Gengar com Bullet Punch ou Payback respectivamente. Sem nenhum movimento fisíco, Blissey com Flamethrower é a pior ameaça que o Gengar pode encontrar já que o Flamethrower é capaz de quebrar os Substitutes do Gengar e quando este estiver sem eles, corre o risco de levar com um Thunder Wave. Bulky Waters também podem ser dificeis de enfrentar devido à falta do Thunderbolt e às suas defesas consideravelmente altas. No topo dos piores está o Suicune que pode usar Calm Mind e levar não só o Gengar mas também os seus parceiros.
[Imagem: 94.png]
All Out Attacker
[Imagem: Bag_Life_Orb_Sprite.png] ( Life Orb )
~ Shadow Ball
~ Thunderbolt
~ Focus Blast
~ Hidden Power [Fire] / Explosion
Ability - Levitate
EVs – 4 Def / 252 SAtk / 252 Spe
Timid Nature (+ Spe, – Atk)
Ao contrario do outro Set, este não desperdiça espaços para concluir o seu objectivo. É um Set puramente ofensivo com uma Coverage considerada excelente e por vezes mortífera caso o jogador adversário não esteja pronto para ela. O Combo Shadow Ball e Focus Blast não tem de ser explicado já que isso foi feito a cima, a única coisa a acrescentar é o Thunderbolt, que retira por completo a fraqueza do Gengar a Bulky Waters tostando-os.
No ultimo espaço também podem ser feitas alterações, colocando Explosion em vez do Hidden Power. Para quem não sabe o Explosion é um ataque extremamente util, ainda mais útil quando o Gengar é acompanhado por Pokémons identicos a si como o Alakazam, matando os seus Counters com ele para um Late Game Swepping efectivo.
Como no outro Set, os Counters variam conforme as combinações de golpes usadas. Caso falte Hidden Power fire, os mesmos Steels referidos a cima que recebam dano neutro do Focus Blast são muitíssimo problemáticos. Sem Explosion a Blissey faz do Gengar o que quiser.
[Imagem: 94.png]
Revenge Killer
[Imagem: Bag_Choice_Scarf_Sprite.png] ( Choice Scarf )
~ Shadow Ball
~ Thunderbolt
~ Focus Blast
~ Hidden Power [Ice] / Explosion / Trick
Ability - Levitate
EVs – 4 Def / 252 SAtk / 252 Spe
Timid Nature (+ Spe, – Atk) / Modest Nature (+ SAtk, – Atk)
Com um Choice Scarf, o Gengar torna-se o Pokémon mais rápido do Metagame actual, apenas perdendo para outros Choice Scarfers e Pokémons com maneira de aumentar a sua velocidade até níveis mais altos como é o caso da Ninjask e do Dragon Dance Salamence. O Shadow Ball é o ataque principal já que mata o Azelf, a Starmie e as Scarf Rotom-A que, normalmente conseguiriam ultrapassar o Gengar e obter uma morte rápida. O Focus Blast serve para o Tyranitar e para o Heatran que ao longo dos tempos conseguiram arranjar maneira de ultrapassar o fantasma. O Thunderbolt permite ao Gengar matar o Dragon Dance Gyarados, que após um Dragon Dance conseguiria ultrapassar um Gengar normal.
O ultimo Slot é mais uma vez, difícil de escolher. O Hidden Power permite ao jogador lidar com o Salamence, Dragonite e Flygon, mas caso o uses certifica-te de que a tua Nature é Timid, pois Modest não chega para vencer um Hasty DDMence! O Explosion também é optimo porque mesmo com uma Nature prujedicial para o ataque é capaz de fazer danos insanos a quem não o resista. Por fim, temos o Trick que é enganador, já que uma Wall com Choice Scarf apenas está limitada a um movimento e esse movimento pode não chegar para suportar o resto da equipa a que pertence.
O maior Counter deste Set é a anticipação por parte do seu usuário. Por vezes é melhor pensar em vez de jogar conforme as MatchUps, imagina que estás à frente de um Gyarados enfraquecido: Porquê usar o Thunderbolt quando o Shadow Ball faz o dano necessário para o despachar? Também é preciso ter imenso cuidado com o Choice Tyranitar já que é resistente a Shadow Ball, não é afectado pelo Trick e leva pouco dano do Thunderbolt e do possivel Hidden Power, apenas teme o Focus Blast e mesmo assim, é preciso jogar com astúcia para saber quando o usar.
[Imagem: 94.png]
Mystic Gengar
[Imagem: Bag_Life_Orb_Sprite.png] ( Life Orb )
~ Shadow Ball
~ Protect
~ Focus Blast
~ Hidden Power [Fire]
Ability - Levitate
EVs – 4 Def / 252 SAtk / 252 Spe
Timid Nature (+ Spe, – Atk)
Neste Set, o Gengar troca o Thunderbolt por um bem ainda maior: O Protect. Com este simples move é possivel prever todas as jogadas que os Checks do Gengar irão fazer e derrotá-los um a um como é o caso do Scizor e do Tyranitar. Passemos à explicação: Com o Protect é possivel saber se os adversários (Que é um Scizor na maioria das vezes) irá usar Pursuit ou Bullet Punch. Caso use Bullet Punch troca-se para alguem capaz de o absorver, se utilizar Pursuit usamos o Hidden Power para o retirar do campo o que pode ser excelente para Pokémons como o Salamence, que é um parceiro excelente do Mystic Gengar Sweppar já que sem o Revenge Killer mais ameaçador é extremamente facil colocá-lo em campo sem receio e passar ao uso de Dragon Dance.
Ao contrário dos outos Sets, neste não existem outras escolhas possiveis já que se um movimento for trocado, o Set perde toda a sua essencia.
Mesmo com Protect, ainda existem Pokémons capazes de deitar a baixo o Gengar. O Choice Scarfed Tyranitar não precisa de ter medo do Protect já que o ultrapassa de qualquer das maneiras e não dá nenhuma chance com o seu rápido Pursuit. O Swords Dance Scizor também é excelente para o trabalho já que é capaz de utilizar Swords Dance no Protect e passar à destruição da equipa em que o fantasma foi enquadrado. Excelentes parceiros para este Set são o Salamence e o Magnezone. O Magnezone é capaz de enfrentar o Scizor se este por ventura optar por Bullet Punch e o Salamence tem uma sinergia excelente com o Magnezone, que deve de ser usado caso o dragão esteja com o Gengar e porque os três juntos mantêm uma pressão ofensiva que é capaz de por até os adversários mais fortes a tremer.
Outras Opções -
Caso necessites de uma maneira de lidar com o Salamence sem recorrer ao Hidden Power Ice, o Icy Wind é uma opção a considerar, porém, o Base Power baixo limita-o somente a essa função já que mesmo utilizado num Pokémon como a Togekiss, o dano que tira não passa dos 30%.
Choice Specs também merecem ser considerado visto que um Shadow Ball vindo de um Gengar destes magoa até mesmo os Pokémons que lhe resistem.
O Gengar também tem acesso a Giga Drain e Energy Ball, dando-lhe uma arma credivel para deitar a baixo o Swampert.
O lado defensivo do Gengar também pode ser explorado! A combinação de Mean Lock mais Perish Song também pode ser usada, prendendo os seus Counters e matando-os para um Pokémon com caracteristicas similares a ele tirar proveito disso e conseguir um Swepping seguro no Late Game. Will O Wisp também parece interessante, queimando os seus Counters físicos e tornando-os inúteis.
Counters -
O primeiro Counter do Gengar é o Pursuit e usuários deste. Metagross, Scizor, Weavile e Tyranitar. Todos eles conseguem encontrar uma oportunidade para entrar, prender o Gengar e mata-lo com Pursuit. O Scizor e o Metagross podem recorrer a Bullet Punch caso a pessoa que os usa sinta que o Gengar irá ficar em campo. O unico problema é que o Weavile e o Tyranitar são incapazes de entrar em Focus Blast e é impossivel ao Scizor sobreviver a um Hidden Power Fire.
A Blissey e o Snorlax também não são Matchups favoraveis. A Blissey é capaz de infectar o Gengar com Thunder Wave e tentar matá-lo com Flamethrower, tendo sempre cuidado com o comum Explosion ou Focus Punch. O Snorlax já é um pouco mais ofensivo, corre risco de levar 2HKO, mas só que tal como os seus Counters mais efectivos, tem Pursuit, elevando a dificuldade que o Gengar tem a deitar a baixo a níveis insanos.
Caso o Pokémon fantasma não tenha Thunderbolt nem nenhum movimento de erva, os Bulky Waters podem ser ameaças tão irritantes como a Blissey. O Suicune e o Gyarados podem elevar os seus Stats de modo a procurar um Swepping, a Vaporeon pode Stallar o Gengar o dia todo com Wish, mesmo que este tenha Thunderbolt, a Milotic, possui uns elevadíssimos 120 Base Special Defense e acesso a Recover instantanea ao contrario dos outros, sendo por vezes irritante.

Sem comentários: