quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Shinies no Anime

Como nos jogos, também no anime os Pokémons Shinies são raros de serem vistos, mas não tão difíceis de encontrar. Ash e companhia já encontraram alguns Pokémons Shinies. Aqui fica uma lista dos que já encontraram.

Butterfree
Este seria o primeiro shiny que surgiu no anime, mas na verdade, ele não foi considerado shiny porque na altura em que apareceu ainda não existiam shinies (porque só chegaram com a 2ª geração). Esta foi a Butterfree cor-de-rosa que partiu com o Butterfree de Ash no início da sua jornada.

Noctowl
Apareceu na Região Johto e foi apanhado por Ash com a ajuda de Pikachu. Substituiu o velho Pidgeotto na equipa de Ash e ajudou em várias batalhas, como contra o Líder de Ginásio Morty. Depois de Ash partir para Hoenn, ficou no Laboratório do Prof. Oak e foi substituido pelo Taillow.

Shuckle
É um Shuckle de carapaça azul. Um senhor de idade, na região Johto, extraia a essência deste Shuckle para criar uma espécie de poção do amor para atrair Pokémons. Ao saber disso, o Team Rocket resolve roubá-la, mas com a ajuda de Ash e companhia tudo volta ao normal.

Kecleon
Este foi um dos primeiros Pokémons da região Hoenn que apareceu na região Johto, junto com um Wynaut. Ele e um Kecleon normal começaram a roubar coisas dentro de um dirigível e ficavam invisíveis. Até conseguiram enganar o Team Rocket, mas com a ajuda de Ash e companhia, tudo acaba resolvido.

Gyarados
Este é o shiny mais conhecido, ele até aparece nos jogos Pokémon Silver/Gold para ser apanhado. Tem uma cor vermelha. O Team Rocket, da região de Johto, forçaram Pokémons a evoluir com uma máquina, este era um Magikarp comum que passou a ser shiny durante a evolução. Causou uma grande confusão em Mahogany, devido à sua fúria, mas com a ajuda de Pryce, Ash e companhia, e de Lance da Elite 4, resolveram o problema. Lance apanhou-o e na região Hoenn, usa-o na batalha contra Kyogre e Groudon.

Magneton
Este pokémon pertence ao Jackson (Vicent), e é usado numa batalha contra Ash na Liga Johto. A luta acaba empatada, mas mesmo assim o Ash fica classificado para a próxima etapa da Liga. Foi o shiny com a aparição mais curta no anime.

Swellow
É caracterizado pela sua cor verde. Pertence à Winona, a Líder de Ginásio da Cidade Fortree que usa Pokémons voadores, na região Hoenn. Ela usou este Swellow na batalha com Ash pelo crachá, que por sua vez, usou o seu Swellow para derrotá-la.

Magikarp
Um Magikarp dourado que aparece na região Hoenn. Foi pescado por um treinador que tem um Ivysaur e um Wartotle. Outro treinador ao ver aquele Magikarp mostra-se interessado e resolve trocá-lo pelo seu Charmeleon, e com isso o treinador que tinha pescado o Magikarp fica com as 3 evoluções dos iniciais da região de Kanto.

Donphan
Também aparece na região Hoenn. É fêmea e é um destaque no meio dos outros Donphans normais. Fazia com que os outros Donphans ficassem perdidos de amores por ela, que usavam golpes de rolo compressor para impressioná-la.

Dustox
Este Dustox shiny já aparece na região Sinnoh. O Dustox de Jessie encontra um Dustox shiny que pertencia a um treinador. Os dois apaixonam-se e assim são libertados pelos seus treinadores para que eles possam procriarem. Jessie coloca umas fitas nas antenas de Dustox e assim eles partem para uma vida a dois. É um caso semelhante ao do Butterfree de Ash.

Metagross
Este também aparece na região Sinnoh. É um Pokémon selvagem e aparece a atacar o Team Rocket. Consegue usar golpes como o Lock-on (coisa que os Metagross normalmente não aprendem), além de ser afectados por golpes venenosos como os de Seviper. E o seu golpe psíquico foi facilmente devolvido pelo contra-ataque do Wobbuffet, mesmo sendo um golpe especial (e não físico).

Pichu
Este Pichu aparece num dos encerramentos da saga Diamond & Pearl. No encerramento, parece agir como se tratasse de um rival do Pichu “Orelha Talhada”. Este Pichu é shiny e é conhecido como Pichu “Cor de Pikachu”, por ter as bochechas vermelhas e pêlo amarelo como o de Pikachu, diferente do Pichu normal, que tem bochechas cor-de-rosa e pêlo amarelo mais claro.

Ditto
Este Ditto aparece no episódio DP173, antes do Grande Festival de Sinnoh. Ele faz par com um outro Ditto, e pertencem ambos a Makina. Este Ditto é shiny e é conhecido pela sua cor azul clara em vez de rosa como o Ditto normal.
Pokémon com Erro de Coloração (não é shiny)

Toxicroak
Este Toxicroak pertence a Saturn, um membro do Team Galactic. Muitos pensam que ele é shiny, mas ao que parece tudo não passa de um erro de coloração do anime.

Tipos de Evolução

Grande parte dos Pokémon que existem actualmente passam pelo processo de evolução. A evolução de um Pokémon pode acontecer ao atingir um nível específico, quando se encontram em determinado lugar ou até quando estão em contacto com algum item em especial.
Quando um pokémon passa por este processo, a sua aparência muda, assim como o seu nome, tamanho, peso e estatísticas. Ao evoluirem, também podem aprender novos ataques que não podiam aprender na forma anterior. Existem alguns pokémon que não têm nenhuma pré-evolução ou evolução, e alguns pokémon têm evoluções diferentes, sendo que só podem obter uma das formas.
Evolução por Nível
(podem ver todas as evoluções, aqui)
Esta é a forma de evolução mais comum, grande parte dos Pokémon evoluem quando chegam a um determinado nível de experiência. Os níveis de evolução variam de Pokémon para Pokémon. Bulbasaur é um dos muitos Pokémon que evoluem por nível.
Evolução por Nível com Itens


A evolução destes pokémon pode acontecer a qualquer nível, desde que eles têm com eles aqueles itens específicos numa determinada altura do dia. Até agora só três pokémon passam por este método de evolução:
- Sneasel evolui com a ajuda do Razor Claw (de noite);
- Gligar evolui com a ajuda do Razor Fang (de noite);
- Happiny evolui com a ajuda da Oval Stone (de dia).
Evolução por Felicidade
(podem ver todas as evoluções, aqui)
É uma forma de evolução difícil de conseguir, já que o pokémon tem de ser bem tratado, receber carinho e ter toda a atenção do treinador. O pokémon evolui ao atingir 220 pontos de felicidade (atributo não vísivel nos jogos). Para isto ser possível (nos jogos) o pokémon deve estar em primeiro lugar da equipa, nunca deve ficar no PC, não deve desmaiar e deve ser bem alimentado. Pichu é um dos pokémon que evolui através da felicidade.
Evolução por Felicidade + Período do Dia
(podem ver todas as evoluções, aqui)
Funciona da mesma forma que a evolução por felicidade. Quando o pokémon atinge os 220 pontos de felicidade ele evolui. Mas existe pokémon que só evoluem de dia e outros apenas de noite. Como o Eevee, que se atingir o auge da felicidade de dia evolui para Espeon, se for de noite evolui para Umbreon.
Evolução por Pedra da Evolução
(podem ver todas as evoluções, aqui)
Alguns pokémon só evoluem quando tocam numa pedra da evolução. Os pokémon ficam mais fortes, mas alguns deixam de aprender ataques. Por isso, alguns treinadores preferem deixar os seus pokémon bem treinados antes de os evoluir. No anime, Pikachu recusou-se a evoluir usando a Pedra Trovão e Ash aceitou. Actualmente existem 9 diferentes tipos de pedras. Vulpix é um dos pokémon que evolui com a ajuda de uma pedra.
Evolução por Troca
(podem ver todas as evoluções, aqui)
Alguns pokémon só evoluem quando são trocados. Ao fazer isso, só quem recebe o pokémon é que o vai ver evoluir. Machoke é um dos pokémon que só evolui com este método.
Evolução por Troca com Itens
(podem ver todas as evoluções, aqui)
Funciona da mesma forma que evolução por troca normal. Mas por este forma o pokémon deve ter um item específico com ele para que consiga evoluir. Slowpoke é um dos pokémon que só evolui com este método.
Evolução por Troca com Pokémon

Funciona da mesma forma que evolução por troca normal. Foi introduzida com a 5ª geração, e nesta forma o pokémon deve ser trocado por outro pokémon específico para que possa evoluir. Só existem dois pokémon que evoluem por este método.
Evolução por Diferente Sexo
(podem ver todas as evoluções, aqui)
Os pokémon tem diferentes evoluções quando são machos ou fêmeas. Podem evoluir num determinado nível ou com a ajuda de uma determinada pedra da evolução.
Evolução por Ataque Aprendido
(podem ver todas as evoluções, aqui)
Alguns pokémon só evoluem após aprender um determinado ataque. Quando o pokémon aprende o ataca está apto a evoluir, o que normalmente acontece quando sobe um nível.
Evolução num Lugar Específico
(podem ver todas as evoluções, aqui)
Alguns pokémon só evoluem num lugar específico. Quando passa no lugar indicado e o pokémon sobe de nível ele acaba por evoluir.
Evolução por Pontos de Ataque e Defesa


Tyrogue tem três evoluções diferentes. Ele evolui quando chega ao nível 20, a única diferença é que a sua evolução varia consoante os seus valores de ataque e defesa:
- Hitmonlee (Ataque maior que a Defesa);
- Hitmonchan (Ataque menor que a Defesa);
- Hitmontop (Ataque igual à Defesa).
Evolução por Pontos de Personalidade

Wurmple tem duas evoluções diferentes. Ele evolui quando chega ao nível 7, a diferença está nos seus Pontos de Personalidade:
- Wurmple evolui para Silcoon (quando a Personalidade é menor ou igual a 4);
- Wurmple evolui para Cascoon (quando a Personalidade é maior ou igual a 5).
Evolução por Pontos de Beleza
Feebas é o único pokémon que tem esta condição para evoluir. Este pokémon necessita de se sentir suficientemente belo para que consiga atingir a evolução. Precisa de ter pontos excelentes de beleza, para que ao subir um nível evolua para Milotic.
Evolução por Espaço Livre na Equipa

Nincada tem duas evoluções diferentes, mas variam consoante exista ou não um espaço livre na equipa do treinador. Caso não exista um espaço livre na equipa, um Nincada chegando ao nível 20 evolui normalmente para um Ninjask. Quando existe um espaço livre na equipa e ainda uma pokébola livre, quando um Nincada chega ao nível 20 evolui para um Ninjask e ainda aparece (no espaço livre) um Shedinja. Considera-se evolução, embora não o seja de verdade, uma vez que ficamos com dois pokémon.