segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

LanturnO que destaca principalmente o Lanturn é que não é um Pokémon do tipo Water comum. Foi-lhe atribuído um segundo tipo, Electric, assim como o Volt Absorb. Isto dá ao Lanturn uma imunidade a Electric e torna-se um Pokémon do tipo Electric que tem acesso a ataques do tipo Water que usufruem do STAB para usar contra adversários do tipo Ground. Por outro lado os seus stats podem deixar a desejar. Se fosse um pouco mais ajudado defensivamente talvez conseguisse estar na tier OU. No entanto, não é incompetente no papel de wall. Em particular, o seu elevado HP compensa as defesas abaixo da média, enquanto consegue, em termos ofensivos, fazer uso dos ataques que tem para conseguir uma boa cobertura de tipos.

Lanturn

Tier: UU (Under Used)
Tipo: Water | Electric
Abilities
Volt Absorb: É uma habilidade excelente e é a que se deve usar. Ao ser atingido por um ataque eléctrico, esse ataque não causa dano e o Lanturn recebe 25% de HP. Ou seja, tem imunidade a ataques eléctricos e, considerando que não tem recovery moves confiáveis, esse aumento dá muito jeito.
Illuminate: Não tem efeito em batalhas e, fora destas, aumenta a probabilidade de aparecerem Pokémons selvagens.
Base Stats: 125 HP | 58 Attack | 58 Defense | 76 Special Attack | 76 Special Defense | 67 Speed

Special Wall

Item: Leftovers
*Surf
*Ice Beam
*Thunderbolt
*Thunder Wave | Toxic
Ability: Volt Absorb
EVs: 40 HP | 136 Special Attack | 252 Special Defense | 80 Speed
Nature: Calm (+Special Defense, -Attack)
Este é o set mais comum do Lanturn. Graças ao seu estrondoso HP apoiado por uma Special Defense aceitável, consegue servir de wall a muitos Special Attacks em UU. Surf e Thunderbolt têm STAB e oferecem boa cobertura dos tipos. Ice Beam vence Pokémons do tipo Grass assim como a Altaria, que são um perigo para o Lanturn. Por último, Thunder Wave serve para complicar a vida aos sweepers rápidos, e Toxic serve para derrubar outras walls que possam entrar no Lanturn, como Hypno ou Grumpig.
Os EVs dados permitem ultrapassar Nidoqueen e Claydol, ter 401 HP e maximizar a Special Defense, deixando o resto no Special Attack. Os 401 HP permitem ao Lanturn aguentar com quatro Seismic Toss antes de ficar KO. Se o Lanturn for usado em OU, deve ter uma distribuição de EVs assim: 40 HP | 192 Special Attack | 240 Special Defense | 36 Speed, para ser mais rápido que o Skarmory e outros de base 70 Speed, e fazendo OHKO à maioria dos Salamence com Ice Beam. Como é de reparar, não foram investidos EVs na Defense do Lanturn simplesmente porque nunca aguentará um Earthquake, pelo que todos os investimentos serão inúteis.
É possível abdicar de um dos ataques ofensivos de modo a poderem ser usados ambos Toxic e Thunder Wave.

ParaFusion

Item: Leftovers
*Confuse Ray
*Thunderbolt | Discharge | Thunder
*Surf
*Thunder Wave | Ice Beam
Ability: Volt Absorb
EVs: 40 HP | 136 Special Attack | 252 Special Defense | 80 Speed
Nature: Calm (+Special Defense, -Attack)
Uma das combinações mais irritantes do jogo: ParaFusion. O Lanturn é capaz de fazê-la funcionar com relativa facilidade devido aos ataques a quem tem acesso. Confuse Ray para impingir o adversário com o confused status, e Surf está presente porque usufrui do STAB. Quanto à forma de paralisar, depende da escolha de cada um. Pode optar-se pelo Thunder Wave, que garante o paralysis ou pelo Discharge | Thunder, que não garantem o status, mas permitem que o Lanturn tenha um terceiro ataque ofensivo, neste caso, o Ice Beam. O Lanturn só deverá usar Thunder se estiver numa Rain Dance team, ou a baixa accuracy do ataque poderá comprometer a eficiência do mesmo.

RestTalk

Item: Leftovers
*Rest
*Sleep Talk
*Surf
*Discharge | Thunderbolt
Ability: Volt Absorb
EVs: 40 HP | 136 Special Attack | 252 Special Defense | 80 Speed
Nature: Calm (+Special Defense, -Attack)
Como o Lanturn só tem Volt Absorb e Leftovers como formas de regeneração, RestTalk é uma forma deste Pokémon ganhar mais tempo de vida no combate e de se tornar Sleep Absorver da equipa.
Para um uso correcto deste set deve ter-se em mente que se deve eliminar qualquer presença ofensiva na equipa adversária de modo a que o Lanturn possa ficar em campo o máximo tempo possível. Com isto, o Discharge tem prioridade sobre o Thunderbolt porque permite ao Lanturn manter ambas as capacidades de paralisar o adversário e de o magoar com um ataque que usufrui do STAB. Surf é normalmente a segunda melhor opção de ataque, considerando que tem STAB e oferece boa cobertura de tipos ao lado do Discharge. No entanto, Ice Beam ameaça os perigosos Pokémons do tipo Grass e junto do Discharge ou Thunderbolt, formam a combo BoltBeam que dá cobertura perfeita de todos os tipos.

Choice Specs

Item: Choice Specs
*Surf
*Ice Beam
*Thunderbolt
*Hidden Power Grass | Signal Beam | Brine
Ability: Volt Absorb
EVs: 40 HP | 252 Special Attack | 136 Special Defense | 80 Speed
Nature: Modest (+Special Attack, -Attack)
A melhor forma para o Lanturn atacar. Apesar de não ter acesso a muitos ataques ofensivos, reúne o suficiente para actuar com Specs. Surf, Ice Beam e Thunderbolt têm a sua razão de ser explícita nos sets anteriores. Hidden Power Grass vence o Quagsire e o Gastrodon, que tendem a aparecer quando se prevê um Thunderbolt. Signal Beam é mais indicado para OU por causa da Celebi, mas em UU também tem a sua utilidade para surpreender Hypno e Grumpig. Brine é um excelente ataque para o final de um jogo, onde os Pokémons adversários já estão mais frágeis e susceptíveis ao efeito secundário deste ataque.
O baixo Speed do Lanturn não lhe permite utilizar este set decentemente, mas não poderia deixar de ser mencionado pela ameaça que pode representar.

Outras Opções

Hydro Pump serve para substituir Surf caso seja preferível o poder à accuracy. No entanto, como o Lanturn deve querer ficar em jogo durante muito tempo, a baixa quantidade de PPs pode comprometer a situação. Charge Beam é um bom ataque mas o reduzido Speed do Lanturn impede-o de usufruir realmente bem dos aumentos de Special Attack que podem surgir. Stockpile aumenta a Defense e a Special Defense do Lanturn. É um excelente ataque num Pokémon defensivo. Infelizmente, sem meios de regeneração, é difícil manter o Lanturn com HP suficiente para preparar o Stock Pile. Agility é a melhor forma de remediar o baixo Speed do Lanturn. No entanto, o Lanturn não tem poder ofensivo para fazer grande uso deste ataque. Talvez combinar Agility com Charge Beam fosse boa ideia, mas, de novo, sem métodos de regeneração, seria difícil manter o Lanturn no combate por muito tempo. Protect pode ser usado para ganhar conhecimento sobre a equipa do oponente e ganhar um turno livre para causar os danos do Toxic e recuperar vida através do Leftovers. O Lanturn é uma boa escolha para usar em Rain Dance teams devido às suas capacidades defensivas e por ter STAB no Thunder e no Surf, ambos beneficiando da chuva. Swagger induz confusão ao oponente, aumentando o seu Attack em 2 estágios, sendo por isso uma opção no set ParaFusion. No entanto, a accuracy mais baixa e o facto de o Lanturn nunca vir a ser uma physical wall decente diminui a sua utilidade. Como o Attack do adversário é aumentado, sofre mais dano da confusão, mas se o ataque atingir o Lanturn, este também causa mais danos. Choice Scarf pode surpreender os adversários que estão à espera de um Lanturn mais lento e defensivo, mas este não tem poder ofensivo suficiente para o usar correctamente.

Counter ao Lanturn

Pokémons do tipo Grass com meios para se regenerarem e Special Defense decente, conseguem enfrentar com facilidade o Lanturn, não temendo Ice Beam. O melhor exemplo é a Celebi, que tem Natural Cure para se livrar do Toxic, Recover para curar danos do Ice Beam e pode preparar Calm Mind para depois eliminar o Lanturn com ataques do tipo Grass. O Ludicolo e a Meganium conseguem o mesmo que a Celebi. O Venusaur também e é imune ao Toxic. O Torterra entra na lista por conseguir entrar para um Thunderbolt e usar um poderoso Earthquake ou Wood Hammer, mas precisa de ter imenso cuidado com Ice Beam. Por outro lado, o Swampert vence sem dificuldade o Lanturn com Earthquake mas precisa de ter algum cuidado com o ocasional Hidden Power Grass, que lhe faz 2HKO. Todos os outros Pokémons do tipo Water e Ground são capazes de usar Earthquake e bater o Lanturn, sendo o principal destaque para o Quagsire, que não só é imune ao Thunderbolt como ao Surf devido ao Water Absorb. Nenhuma special wall se preocupa muito com o Lanturn. Blissey, Snorlax, Hypno, Grumpig e Regice são exemplos. O Regice, no entanto, entrará numa stall war com o Lanturn porque as suas melhores formas de atacar não são muito efectivas no peixe. O Flygon também é imune ao Thunderbolt e vence o Lanturn com Earthquake, mas precisa de ter cuidado com Ice Beam. O Dugtrio prende-o com Arena Trap e vence-o com Eartquake, mas tem medo do Surf. O Electivire tem Motor Drive e Earthquake, não tendo assim muitos problemas para vencer o Lanturn. O Raikou pode preparar Calm Mind sem problemas. Enfrentando outros Lanturn, o que tiver Hidden Power Grass sai vitorioso.

Sem comentários: